Pés na Salvação

24 de julho de 2015

Igreja Adventista - Ana, a mãe de Samuel

23/7/15 - Quinta-feira
Culto na Igreja Adventista: Pregação sobre a história de Ana


Tema: Deus é maior

(1) Elcana era um homem israelita, marido de Ana, sendo que esta não poderia ter filhos. 

(2) Em Israel filhos eram um sinal de bênção do Senhor, logo quem não tinha filhos era considerado como sem a bênção do Senhor. 

(3) Elcana tomou uma outra mulher, Penina, que lhe gerou filhos. Penina provocava Ana por ela mesma ter tido filhos e Ana, não.

(4) História de Ana. Ela orou fervorosamente, pedindo uma resposta do Senhor para a sua oração de ter um filho, sendo que ela disse que depois o devolveria à Ele, sendo que fez isso levando Samuel (do hebraico o enviado por Deus) ao Senhor. 

(5) Ana se concentrou mais em buscar uma resposta do Senhor do que em fazer um pedido. Que possamos desenvolver o hábito de conversar mais com o Senhor, além de pedidos e agradecimentos !

(6) Calebe teve que esperar por volta de 40 anos, para ter a sua petição atendida, de receber a montanha em Israel para a habitação de sua família. Também Abraão, que teve de esperar por volta de 15 a 20 anos para receber o filho da promessa, Isaque.

(7) Ela chegou a ser confundida com uma bêbada pelo sacerdote Eli, devido ao fato de mexer os lábios em silêncio enquanto fazia a sua oração. Ana, apesar de sua dor, foi gentil com Eli, em sua resposta, e este reconheceu o seu grande erro e disse "Eli respondeu: 'Vá em paz, e que o Deus de Israel lhe conceda o que você pediu.'" (I Samuel 1:17). 

(8) Quando Samuel nasceu, ela o consagrou ao Senhor.

(9) Outro ponto interessante dito pelo pastor Lucas foi uma comparação de ter medo de subir no Morro do Alemão, no Rio de Janeiro, por exemplo, sendo que podemos ver a troca de tiros, ver os bandidos e os policiais, e que no nosso dia-a-dia não podemos ver as hostes malignas que tentam nos destruir a cada dia. O quão gratos devemos ser a Deus pela nossa proteção.

(10) Também se fôssemos falar com a Rainha da Inglaterra, por exemplo, ela não iria nos atender, possivelmente, mas o Deus Criador de Tudo, Salvador, Rei dos Reis nos ouve, nos conhece, nos ama. 

(11) Ainda que tenhamos tentações, que tenhamos pecados enraizados, que nos sintamos fracos para vencer algum pecado, consideremos isto: A graça de Deus é maior do que tudo !

""Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro."" (Jeremias 29:11)

" "Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos", declara o Senhor."Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. " (Isaías 55:8 e 9)

+++ Essa grandiosa história de Ana, Eli e Samuel, está registrada principalmente do capítulo 1 até o versículo 11 do capítulo 2, em I Samuel, na Bíblia.

Lembrando que essas observações foram feitas por mim, sendo que o leitor pode ter um outro ponto de vista!

Um abraço para você e espero que se sinta informado com este resumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário