Pés na Salvação

26 de julho de 2015

Igreja Adventista - Misericórdia, Santa Ceia e algumas questões.

25/7/15 - Sábado
Culto na Igreja Adventista: Misericórdia do Senhor


Tema: Misericórdia do Senhor

(1) Sermão com base em Deuteronômio 30 (Misericórdia, bênção e maldição)

(2) Deus fará misericórdia quando os pecadores se arrependerem. O Senhor sabia sabia que o povo iria errar e já fez uma promessa pra quando eles se arrependessem do seu pecado.

(3) Aviso para que possamos fazer o mesmo quando nos encontrarmos em pecado. A oração que devemos fazer sempre! Que o Senhor tenha misericórdia de nós.

(4) Depois teve a santa ceia, com lava-pés:


  • Lava-pés: "Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura." (João 13:5)
  • Lava-pés: "Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés;..." (João 13:10)
  • Pão da vida: "Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo"." (Mateus 26:26)
  • Sangue de Jesus: "Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados." (Mateus 26:27,28).
  • Também teve a leitura do grandioso capítulo 53 de Isaías, que mostra o que o Messias padeceu por todos nós: justos e injustos.


A tarde teve o J.A. com base no programa na Mira da Verdade, da TV Novo Tempo, com o pastor Lucas Lima respondendo as perguntas. Algumas questões que foram respondidas:

Com base em Isaías 45:7, Deus criou o mal? 
R: Se o ser humano faz a escolha de não querer a participação de Deus, quem se retira? O humano ou Deus? Deus, pois a escolha do ser humano não pode ser retirada. Um exemplo pode ser quando o espírito mal se apossou de Saul, sendo que este, devido a sua impiedade, se afastou do Espírito do Senhor, e Ele permitiu que um espírito maligno o atacasse. Link - Mais informações.

Outra pergunta sobre a modéstia das mulheres cristãs, no aspecto a aparência. 
R: Que as mulheres se produzam em tom de simplicidade, para que apareça a imagem de Cristo refletida nelas. 

As mulheres devem usar véu na cabeça? Com base em I Coríntios 11. 
R: O livro de Coríntios é um dos que mais trazem embates teológicos, pois a cidade de Coríntos era uma cidade portuária e que trazia pessoas de diversas culturas. Uma das questões eram que as mulheres prostitutas daquela cidade usavam o cabelo curto, e as cristãs tinham o cabelo longo. Quando as primeiras entravam para a Igreja, o cabelo ainda era curto e os homens achavam que elas ainda eram promíscuas devido ao corte de cabelo. Para resolver isso, Paulo recomendou que as mulheres cristãs daquela época usassem véu no cabelo, para que as novas-cristãs tivessem um padrão de beleza adequado a Igreja de Cristo. Link - Mais informações.

Foi falado também que o Ra-tim-bum do "Parabéns para você" também se refere a uma maldição (eu não sabia dessa). Pesquisei na internet e achei este link dizendo que essa história não é verdadeira, que essa palavra pode se referir a uma onomatopeia (palavra que imita o som de alguma coisa). Também tem este link, de um site que estuda a Torah, desmitificando esse assunto. Detalhe para o comentário de uma leitora identificada com Lili (escrito em Qui Mar 18, 2010 11:03 pm) que se refere ao texto do primeiro link.

Também foi falado do fato dos pais israelitas "inculcarem" a palavra do Senhor na cabeça dos filhos, para a salvação deles, conforme dito em Deuteronômio 6:6 e 7: "Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.
Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar." (versão atualizada - NVI)


Lembrando que essas observações foram feitas por mim, sendo que o leitor pode ter um outro ponto de vista!

Um abraço para você e espero que se sinta informado com este resumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário