Pés na Salvação

22 de julho de 2015

Resumo do livro "O Desejado de Todas as Nações"

Resumo do livro "O Desejado de Todas as Nações"

Somente os últimos capítulos (cap. 78 ao 87)

Link do questionário original: http://www.connectingwithjesus.org/media/DA_q.pdf


Observação: Um amigo me emprestou e pude ler este grandioso livro escrito pela sra. Ellen G. White e, para conseguir fixar melhor as idéias, procurei um questionário para que eu pudesse responder perguntas. Este livro oferece detalhes da história de Jesus, tanto nos evangelhos no Novo Testamento, quanto sobre as profecias concernentes ao Messias no Antigo Testamento da Bíblia. 

Em azul as perguntas do questionário, em amarelo algumas citações importantes e em +++ algumas observações em relação ao capítulo.


Capítulo 78: O Calvário
  
1. Leia Isaias 52:13 e 53:12. Quais aspectos destas profecias foram cumpridas no sofrimento de Jesus e na Sua crucifixão?
R---Estava previsto que o Messias deveria sofrer para reconciliar o homem pecador com Deus. E o Messias sofreu grandemente.

2. Descreva o processo de reflexão que levou o ladrão na cruz a aceitar o Senhor como seu salvador?
R---Ele conheceu as obras do Salvador enquanto Ele fazia as obras entre o povo de Israel e viu um Deus na cruz, por isso ele se arrependeu de suas obras más, diferentemente do outro que não se arrependeu, e pediu a Jesus que ele pudesse estar no paraíso com Ele, o que Cristo aceitou e teve um momento de alegria, em meio a tanta dor que Ele suportou.
  
3. Jesus sofreu uma grande dor física, injúria, e sofrimento mental durante o trajeto de sua crucifixão. Que encorajamento pode se buscar nisso aqueles que sofrem? 
R---Que o Salvador conhece todas as dores que qualquer ser humano possa suportar, e assim Ele fortalece a todos os que cofiam nEle.

4. Muitos que estavam louvando ao Senhor quando Ele subia a Jerusalém, montado no jumentinho, dias antes, estavam agora clamando pela crucifixão do Senhor. Como pôde uma mudança tão radical (da multidão) ter sido colocada em prática?
R---Por que todos esperavam que Cristo fosse assumir o trono de Rei de Israel quando ele subiu a Jerusalém, e, quando Ele não assumiu nenhum reino terrestre, o povo se frustrou e passou a acusá-Lo de blasfemo, levando-O à crucifixão.
  
5. Carregar a cruz de Jesus “foi uma bênção para Simão, e ele sempre foi grato por essa ação”. Qual cruz Jesus pede para você carregar? Como poderia ser essa atitude de carregar a cruz uma bênção para você?
R---Creio que o Senhor pessa para que cada um de nós carregue a cruz, simbolizando o amor para com todos e com Jesus e também negar os pecados da carne e seguir a lei divina, o que demanda grande esforço e comunhão com os Céus.



Capítulo 79: “Está consumado

1. Para os anjos e os mundos não-caídos o clamor “Está consumado” teve um profundo significado. Leia João 19:28-30. Que impacto teve a morte de Cristo naqueles que nunca caíram?
R---O resultado foi que ficou claro aos seres celestiais o quão intenso o conflito entre o bem x mal se tornou, e ficou mais nítido o contraste entre o caráter de Cristo (amor) e o de satanás e seus anjos (homicidas). Cristo cumpriu todas as profecias que estavam preditas para que Ele cumprisse em sua vida terrena.
  
2. Liste as várias acusações que Satanás fez contra o governo de Deus. De que forma a cruz responde a essas acusações?
R---O inimigo queria mostrar que a lei divina é injusta e impossível de se seguir, fazendo com que a humanidade estivesse sob seu domínio ao desrespeitar a lei divina. Ele não considerava a misericórdia divina como um ato justo. Cristo tomou sobre si todas as dores das consequências do pecado, cumpriu perfeitamente toda a lei de Deus Pai, e compartilhou o amor para com os humanos e venceu o inimigo ao pagar o preço na cruz pela redenção humana.

3. "Obediência ou desobediência, eis a questão a ser decidida por todo o mundo". Como você, em sua experiência diária, está respondendo a esta pergunta?
R---Procurando estar em comunhão continua com Deus, seguir e cumprir os Seus mandamentos, compartilhar o amor, seguir o exemplo da vida de Cristo, pedir perdão pelos pecados e buscar a salvação!



Capítulo 80: No sepulcro de José
  
1. Durante a execução de Cristo, três homens de bem diferentes origens confessaram a sua fé em Jesus. Quem eram esses três homens? O que chamou a cada um deles para Jesus?
R---Eram o centurião romano, Simão cireneu e o bandido que se arrependeu na cruz. Cada um deles se sentiu atraído para a divindade de Cristo, e reconheceram ser Ele verdadeiramente o Filho de Deus.

2. Leia João 3:14-15. Por que é que Jesus "deve ser levantado"? O que em relação a cruz foi absolutamente essencial para o plano da salvação?
 R---Cristo cumpriu as profecias do Antigo Testamento, sobre a Sua expiação pelo pecado. Sem o sofrimento do Messias na cruz, a humanidade não seria reconciliada com os Céus.

3. Mesmo depois de sua morte, os discípulos de Jesus O guardaram em respeito e desejaram que o Seu corpo fosse enterrado devidamente. Como está a sua vida mostrando respeito a Jesus, Aquele que morreu por você?
R---Procuro demonstrar o amor pelo sacrifício que Jesus fez por mim e pela humanidade caída. Peço perdão pelas falhas, oro pelos irmãos e pelas decisões a serem tomadas. Procuro manter uma comunhão contínua com o Senhor para que possa ser guiado pelo Espírito Santo.

+++ O fato dos romanos e líderes de Israel terem colocados 100 guardas em volta do túmulo de Jesus quando ele ainda estava lá, reforça ainda mais o quanto o Salvador foi vitorioso ao ressuscitar!
+++ Muitos, após a crucifixão, foram a Jerusalém buscar a Jesus para curar os enfermos.
+++ Nicodemos e José se convenceram da Divindade do Senhor!



Capítulo 81: “O Senhor ressuscitou”

 1. Leia Mateus 28:1-15. De que maneira os sacerdotes "enganaram-se a si mesmos" em criar uma história inventada sobre o desaparecimento do corpo de Jesus?
R---Eles negaram a ressurreição de Cristo, negando o testemunho verdadeiro dos soldados, e inventaram uma mentira muito contraditória para que os soldados romanos usassem como desculpa o fato de Jesus ter ressuscitado.

2. Por que Pilatos estava preocupado com relatos de que Jesus havia ressuscitado dentre os mortos?
R---Ele ficou assustado com o testemunho dos guardas e concordou com os principais de manter o silêncio sobre a ressurreição de Cristo.

3. Na ressurreição de Cristo, "os olhos (dos soldados) estavam fixos sobre a face dAquele que eles tinham tão recentemente escarnecido e ridicularizado." Coloque-se no lugar dos soldados: que tipos de pensamentos e emoções você teria sentido naquele momento?
R---Teria o pensamento de extremo espanto e muito medo, devido a visão sobrenatural da ressurreição daquele que foi morto e ressuscitou. Teria um forte sentimento de arrependimento por tudo que foi feito contra o Senhor.

+++ Cristo virá e ressuscitará aqueles que morreram com fé nEle! Muitos ressuscitaram com o Senhor e serviram de testemunho para os vivos, de que o Senhor realmente ressuscitara.



Capítulo 82: Por que choras?”

1. Leia João 20:13-17. Por que Jesus rejeitou a adoração de Seus seguidores até que ele se reunisse com o Seu Pai celestial?
R---Porque Cristo foi para o Pai para se certificar de que a expiação fora ampla, de que por meio de sua expiação todos poderiam obter a salvação. O Pai ratificou o Seu concerto com Cristo.

2. Os discípulos tinham dificuldade em acreditar na ressurreição de Jesus por causa das "chamadas teorias científicas dos saduceus." De que forma pode o conhecimento científico moderno nos cegar para a realidade da Palavra de Deus?
R---As teorias modernas podem nos cegar em relação a salvação vinda de Cristo por querer teorizar sobre tudo e atribuir ao acaso a origem e o destino de nossas vidas, não entrando em comunhão com a salvação vinda do Salvador.

3. Por que você acha que as pessoas são frequentemente incapazes de sentir a presença do Senhor até que os seus próprios julgamentos ou dificuldades que tenham passado os façam a olhar para trás nessa situação?
R---Porque muitas vezes o próprio sofrimento acaba sobrecarregando as emoções e a pessoa acaba não tendo espaço para pensar na esperança!! Foi semelhante ao que ocorreu com os discípulos, que estavam incrédulos em relação à ressurreição do Senhor, devido a própria tristeza, mesmo com o testemunho das mulheres que viram Cristo ressurrecto.

4. A dobragem cuidadosa das roupas da sepultura nos lembra que "Ordem e perfeição se manifestam em toda o Seu [de Jesus] trabalho." Identifique uma área ou momento em sua vida em que você tenha experimentado a ordem de Cristo e o Seu perfeito trabalho.
R---Em muitas situações da vida pude experimentar a ordem e o perfeito trabalho do Senhor, como quando consegui a primeira namorada! Quando passei por momentos de tristeza e pude me reerguer, ficando o aprendizado. Vários momentos que o Senhor, com Sua sabedoria, me ajudou em minha caminhada.

+++ Cristo ressuscitou!!!
+++ Cristo foi misericordioso e perdoou as falhas dos discípulos diante da Sua crucifixão, principalmente a Pedro, que O negara. Isso reavivou as esperança deles!



Capítulo 83: A viagem para Emaús

1. Quando Jesus andou e conversou com os dois discípulos de Emaús, ele manteve Sua identidade escondida deles. Por que foi importante para Ele fazer isso?
R---Para mostrar aos discípulos que com Ele estavam as profecias sobre o Cristo no Antigo Testamento, despertando neles a atenção para as Escrituras e o cumprimento dElas. Cristo estimava grandemente o AT, por ser Sua testemunha. "Abraão respondeu: ‘Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos’ ". Lucas 16:31

2. Leia Lucas 24:25-27. Que tipo de coisas no Velho Testamento teria Jesus apontado para estes discípulos?
R---Jesus mostrou a eles as profecias concernentes ao Messias, desde Moisés até aos profetas. Mostrou os testemunhos em relação ao Plano da Salvação.

3. Uma vez que os discípulos compreenderam que o seu convidado era Jesus, eles não podiam manter esta notícia para si mesmos. Como está a sua experiência com Jesus compelindo você a compartilhar isso com os outros?
R---Procuro falar do amor que eu sinto por Jesus e da esperança da Vida Eterna. Também falo das mudanças positivas em minha vida, nos meus hábitos, que alegram o meu coração. Eu vivo com mais esperança!!

+++Os discípulos esqueceram da mensagem de Cristo acerca de sua ressurreição, mas os sacerdotes se lembravam de Suas palavras: "Senhor, lembramos que, enquanto ainda estava vivo, aquele impostor disse: ‘Depois de três dias ressuscitarei’." Mateus 27:63.
+++"Levam consigo a maior de todas as mensagens anunciadas ao mundo, uma mensagem de boas-novas
de que dependem as esperanças da raça humana para o tempo e a
eternidade."
cap. 83



Capítulo 84: “Paz seja convosco”

1. Quais foram as seis verdades que os seguidores de Cristo foram para compartilhar com os outros na sequência da ressureição de Cristo? Considere o significado de cada uma destas.
R---As seis eu não sei, mas Cristo apareceu aos discípulos, Se alimentou na frente deles, disse "Paz seja convosco", explicou as Escrituras sobre sua expiação e compartilhou o Espírito Santo com eles.

2. Leia João 20:21-23. A igreja tem o "poder" de perdoar e de reter o perdão? Explique sua resposta.
R---Não. A Igreja deve exortar os irmãos ao arrependimento e conduzi-los a fé em Cristo, pois somente Ele pode perdoar pecados. O papel da Igreja nesse assunto é auxiliar os irmãos a seguirem os caminhos do perdão em Cristo.

3. De que forma é verdade que "O que despreza a autoridade da igreja despreza a autoridade do próprio Cristo"?
R---A Igreja é a autoridade de Cristo na terra, a Sua noiva. A Igreja tem autoridade para lidar com os irmãos, conquanto que esteja em comunhão com Cristo, seguindo suas leis.

4. Tomé teve um profundo amor por Jesus "mas ele tinha permitido que o ciúme e a incredulidade tomassem posse da sua mente e coração." Já o ciúme ou a dúvida alguma vez impediu o seu relacionamento com Jesus ou com a igreja?
R---Eu acredito que não, pois procuro manter uma comunhão constante com Deus e Ele guia os meus sentimentos da melhor forma.

+++Devemos nos policiar ao sermos incrédulos igual foi Tomé, pois nós cremos nos testemunhos de outras pessoas para sermos participantes da fé em Jesus!
  


Capítulo 85: Mais uma vez a beira-mar

1. Por que os pecados públicos exigem confissão pública? Que lições podem as igrejas tirar da experiência de Pedro?
R---Para reconquistar a confiança dos irmãos, mediante o pedido de perdão público a Deus. Deve se tomar essa atitude quando o pecado for público. A lição que as Igrejas podem tirar é a de aprender que uma pessoa pode ser perdoada e ser de grande utilidade pro evangelho e também que cada um deve se preocupar principalmente com seu caminho com Cristo.

2. Qual é a única característica mais importante que Jesus está procurando em seus discípulos? Como podemos nós obter mais dessa característica?
R---Acredito que seja o amar ao Senhor. Podemos obter mais disso ao nos humilharmos e colocarmos o Senhor a frente dos nosso caminhos, para que Ele guie nossos passos.

3. Leia Mateus 7:1-5. Por que é fácil julgar os outros, mas difícil de avaliar-nos honestamente?
R---Porque é mais fácil observar um erro no próximo do que reconhecer que há algum erro em si mesmo.

4. "Pedro era naturalmente ansioso e impulsivo, e Satanás se aproveitara dessas características para derrubá-lo." Quais são os pontos fracos da sua própria personalidade que Satanás tenta explorar?
R---Tenho pontos fracos, mas Deus me ajuda na minha caminhada!

+++ Jesus mostrou o quanto Pedro mudou em seu comportamento, de ser mais controlado e dócil após suas falhas. Com o amor de Cristo, Pedro se tornou um grande apóstolo e testemunhou grandemente em sua vida, a favor do Senhor!



Capítulo 86: "Ide, ensinai a todas as nações"

1. Por que foi necessário que a proclamação do reino de Jesus começasse em Jerusalém? Leia Lucas 24:45-47.
R---Porque está predito em Lucas 24:47, talvez pelo fato da terra de Israel ter recebido os profetas do Senhor e talvez, também, pelo fato dos de Jerusalém terem presenciado tudo o que sucedeu a Cristo e estarem prontos para se arrependerem e seguirem à Cristo ressurrecto.

2. Por que Jesus envolve meios naturais quando curando as pessoas se Seu próprio poder de cura era o que realmente trouxe a cura?
R---Porque foi um exemplo de que devemos seguir as leis naturais e espirituais concedidas pelo Senhor, para que possamos seguir o plano da criação e estarmos saudáveis ao seguir as leis dadas por Cristo, dos remédios naturais disponíveis na natureza. Hábitos saudáveis podem ser seguidos e fazem bem para o corpo.

3. Deus confiou aos judeus da época de Jesus um conhecimento especial "mas o farisaísmo tinha feito deles os mais exclusivistas, os mais intolerantes, de toda a raça humana." Quais tipos de crenças levam a preconceitos semelhantes hoje?
R---Pode ser uma crença de um ser melhor do que o outro e de não se misturar com o inferior. Cristo rompeu todas as barreiras nacionalistas e fez com que todos fossem aceitos em igualdade perante o plano da Salvação.

4. "Cristo está postado para o Seu retrato em cada discípulo." Que tipo de retrato de Jesus podem os outros ver em sua vida?
R---Creio que as pessoas podem ver o amor de Jesus em mim, a vontade de tornar conhecido o Seu amor, seus planos e a Salvação para todos os seres humanos.

+++ "Alguns, porém, duvidaram. Assim será sempre. Há os que acham
difícil exercer fé e se colocam do lado da dúvida.
Estes perdem muito
por causa de sua incredulidade.
"
(pg. 578)
+++Devemos fazer a obra missionária, de salvar os nossos irmãos, cumprindo a missão dada pelo Senhor. Isso é de grande valia nos Céus.
+++ "É excluído o ensino humano. Não há lugar para a tradição, para as teorias e conclusões dos homens, nem para a legislação da igreja. (...) “A lei e os profetas” com a narração de
Suas próprias palavras e atos, eis os tesouros confiados aos discípulos para serem dados ao mundo."
(pg. 584)
  


Capítulo 87: “Para meu Pai e vosso Pai”

 1. O Monte das Oliveiras desempenha um papel central em quais três eventos bíblicos? Você sente alguma lição espiritual nesse padrão?
R---O Monte das Oliveiras foi onde o Senhor foi crucificado, onde Ele ascendeu ao céu e no cume do mesmo pousará quando Ele vier novamente. A lição é que no mesmo lugar em que Ele sofreu, Ele triunfou e triunfará a humanidade resgatada !

2. Antes de Sua ascensão, Jesus repetiu a Seus discípulos algumas das lições que Ele já havia ensinado a eles antes de Sua morte. Quais são os benefícios da repetição nas coisas espirituais?
R---Para que os discípulos se lembrassem dos ensinos de Cristo, e refletissem neles, para que pudessem transmiti-los aos humanos e pudessem se regozijar neles.

3. Leia Salmos 24:7-10. Por que você acha que o louvor a Deus é tão importante para as Suas criaturas?
R---Para que possam se alegrar ao louvar o Rei da Glória, que redimiu os seres humanos da eterna condenação, e trouxe alegria aos Céus pelo fato de ter cumprido o plano da Redenção!

4. Jesus prometeu aos Seus seguidores que Ele estaria sempre com eles. Que significado tem isso para você quando você compartilha o amor de Cristo com as pessoas que não apreciam isso?
R---Que Cristo nos ama a todos, e espera que escolhamos O aceitar e buscar a salvação, na vida eterna. É uma alegria imensa nos céus por um pecador que se arrepende! Temos que continuar a fazer o trabalho do Senhor, porque ele estará conosco no trabalho missionário!

+++ Últimas palavras foram de ternura aos discípulos, confortando-os e levando grande alegria a eles!
+++ "ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:20
+++ Discípulos ficaram cheios de alegria e fé após a ascensão, mudando de semblante perante os outros, após terem visto Cristo vitorioso sobre a morte na Cruz e se sentindo vitoriosos pela sua fé.
+++ Há grande júbilo e músicas de louvor nos céus dos anjos louvando ao Senhor da Glória.
+++ Cristo se reencontrou com o Pai para celebrar o êxito do Plano da Salvação, em que Ele deveria ser o Fiador da humanidade. Grande júbilo e músicas acontecem no Céu!!


+++ Grande capítulo pra fechar com chave de ouro este grandioso livro !!

2 comentários: