Pés na Salvação

23 de agosto de 2015

Pequeno Grupo de Oração - Música

Sexta-feira - 21/8/15

Pequeno Grupo de Oração da Igreja Adventista



Tema:  Música

Debate sobre música: (1) As recomendações de Ellen White, para que se evite o cântico muito alto e que ele seja semelhante ao canto dos pássaros, que cantam em harmonia e de uma forma suave

(2) Ela mesma ouviu uma música não-cristã, quando estava em um navio, em viagem, e disse que em um dia a música não estava harmoniosa e que no dia seguinte a música estava, sim, harmoniosa.

(3) A música (não-gospel) What a Wonderful World, de Louis Armstrong, fala, claramente, sobre as belezas da natureza; da alegria ao se contemplar o mundo natural.

(4) A música I am God, do cantor Kirk Franklin, tem base no verso "Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra." (Salmos 46:10)

(5) Em uma programação no acampamento de jovens, da IASD, o pessoal foi incentivado a dançar no ritmo de uma música (Virtuoso, do cantor David Phelps) que tem um ritmo que lembra música de baladas. Muitos deles se envolveram na dança e, de repente, um personagem representando Jesus apareceu no meio de todos e pediu "para que O seguissem, independentemente do que eles estavam fazendo". A cena causou constrangimento em alguns, devido ao fato do quão envolvidos eles estavam com a dança. Será que nossas atitudes nos fariam ficar envergonhados se Jesus aparecesse de repente?

(6) Existem algumas músicas seculares que podem ser interpretadas com uma ótica cristã. Na Igreja Adventista, em uma semana de oração, com o tema Guerra dos sexos, a música Halo, da Beyoncé, foi cantada com um foco em Deus.

(7) O escritor C.S. Lewis comenta, em uma de suas obras, sobre a possibilidade do cristão enxergar tudo sob uma ótica cristã, em que o sol seria o Espírito cristão que ilumina todas as coisas, para que o crente possa enxergar tudo com essa luz.

(8) O vídeoclipe e a letra da música Everything, da banda Lifehouse, contém uma temática cristã (os membros da banda têm influência do cristianismo), sendo que ela pode ser interpretada como falando do amor infinito de Deus pela salvação do ser humano. Mais informações sobre a fé da banda em Link.

(9) Também tem a dúvida do que é mais importante: ritmo ou a letra?

(10) O Senhor apareceu de duas formas ao seus profetas: em Êxodo 19:16, o Senhor apareceu através de trovões e raios. Já em I Reis 19:12, o Senhor fala a Elias através de uma brisa suave.

(11) Devemos considerar o fato de que uma música pode trazer boas ou más lembranças, dependendo muito da história pessoal do ouvinte. Uma lembrança ruim, por exemplo, de uma música, pode ter mais a ver com um momento de dificuldade do ouvinte, que ficou ligado à música, do que, propriamente, a música ter uma letra ou um ritmo triste!

(12) Há ainda o fato, bem relembrado por um pastor, de que Deus chegou até a usar uma jumenta para falar com Balaão, para endireitar o caminho dele, conforme relatado em Números 22:28,30.

(13) O Senhor usa a forma que Ele acha melhor para se comunicar diretamente conosco.

(14) Temos que entender, também, o motivo que tal artista compôs tal música, sendo que ele pode ter usado motivos bons (do ponto de vista cristão) para escrever uma música considerada secular.

(15) Também tem a questão de que nem toda música gospel precisa conter o nome de Deus, sendo que os livros de Ester e Cânticos, na Bíblia, não contém o nome do Senhor, mas representam as atitudes inspiradas por Deus em meio aos escritos.

(16) Foi citada também a letra de "I Still Haven't Found What I'm Looking For", da banda irlandesa U2 (que tem um histórico de fé cristã por parte de alguns integrantes) que demonstra que o cantor ainda não achou o que procura, mas que ainda continua a buscar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário