Pés na Salvação

7 de setembro de 2015

Igreja Adventista - Predestinação e liberdade para sermos filhos de Deus

Cultos na Igreja Adventista


Domingo - 6/9/15



Tema: Predestinação para sermos filhos de Deus

(1) Algumas denominações cristãs acreditam que o Senhor predestinou tanto o justo quanto o ímpio, com base em: "O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo." (Provérbios 16:4) Mas em outra passagem o Senhor nos diz: "Teria eu algum prazer na morte do ímpio?, palavra do Soberano Senhor. Pelo contrário, acaso não me agrada vê-lo desviar-se dos seus caminhos e viver?" (Ezequiel 18:23). 

(2) Na verdade, Deus nos predestinou para a salvação, conforme os versículos listados a seguir. Devemos ter em mente que se deve analisar o contexto do versículo bíblico e procurar passagens semelhantes, para se entender o real significado da passagem. 

(3) Ele colocou o livre arbítrio para escolhermos nosso caminho, conforme: "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam,
e para que vocês amem o Senhor, o seu Deus, ouçam a sua voz e se apeguem firmemente a ele. Pois o Senhor é a sua vida, e ele lhes dará muitos anos na terra que jurou dar aos seus antepassados, Abraão, Isaque e Jacó." (Deuteronômio 30:19 e 20)

(4) O Senhor nos criou para sermos salvos: "Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade," (Efésios 1:5)

(5) O Senhor já tem um plano para cada um de nós, cabe a nós escolhermos seguir a vontade do Senhor, ter fé e orar a Ele. Ele nos inscreve no Seu livro, já traçando os planos que tem para nós.
"Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir." (Salmo 139:16)
Lembrando que não somos obrigados a seguir o que o Senhor planeja para nós, entrando, assim, o livre-arbítrio. Mas devemos ter em mente que somos pecadores para escolhermos nossos caminhos: "O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?" (Jeremias 17:9). Toda ação tem alguma consequência.

(6) Também o Senhor permitiu que o coração de faraó se endurecesse. O Santo Espírito possivelmente havia dito ao rei egípcio para que ele deixasse ir o povo hebreu, porém, como é mostrado na Bíblia, faraó não permitiu que isso acontecesse.

(7) Jesus Cristo orou por Pedro, talvez devido a impulsividade dele e suas falhas de caráter, para que ele não fosse o Seu traidor. 

(8) Todos os discípulos tinham falhas, porém Judas foi o único que permitiu que o diabo o levasse a trair Jesus. 

(9) Judas era um dos líderes dos discípulos e tinha boa capacidade intelectual, se comparando com os outros discípulos de origens humildes. Mesmo após a traição, ele poderia ter se arrependido, tal como o centurião que reconheceu: "Quando o centurião e os que com ele vigiavam Jesus viram o terremoto e tudo o que havia acontecido, ficaram aterrorizados e exclamaram: "Verdadeiramente este era o Filho de Deus!"" (Mateus 27:54) Judas se arrependeu apenas das consequências da traição, mas possivelmente não se arrependeu do ato de ter traído o Senhor.

(10) Também deve se ressaltar que o Senhor elegeu alguns para determinados propósitos, como por exemplo Abraão, Isaque e Jacó para serem os pais da promessa da Salvação, e Ciro, para ajudar o povo hebreu, mas isso não que dizer que os predestinou a salvação de forma determinante. Eles tiveram liberdade de escolhas, cometeram erros e, ainda assim, buscaram o arrependimento

(11) O Senhor cumpriu a promessa que havia feito a Abraão e a seus descendentes.

(12) Deus criou a humanidade de um jeito perfeito.

(13) O Senhor também criou Lúcifer, o ser que criou o mal. O diabo tem liberdade para tentar a humanidade, sendo que o resgate (crucifixão de Cristo) já tinha sido orquestrado por Deus.

(14) O Senhor se responsabilizou quando Adão e Eva pecaram, tendo providenciado a expiação através do sacrifício de Cristo para redimir a humanidade pecadora. Ele nos oferece a salvação gratuita: "O Espírito e a noiva dizem: "Vem! " E todo aquele que ouvir diga: "Vem! " Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida." (Apocalipse 22:17)

Nenhum comentário:

Postar um comentário