Pés na Salvação

26 de setembro de 2015

Pecado e o Perdão - Parte 1 (Rei Davi)

Fonte da imagem: Adventistas.org

O pecado, um câncer

(1) De acordo com o comentário bíblico, na Bíblia comentada por Philip Yancey e Tim Stafford, o pecado pode ser considerado, para alguns, como algo semelhante a infração de trânsito: muitas multas trazem problemas, mas uma ou outra infração não teria problema. Errado. A Bíblia demonstra ele semelhante a uma célula cancerígena, que vai se alastrando.

(2) A descrição da vida do rei Davi, em II Samuel, demonstra como o mal do pecado pode se alastrar.

(3) Davi pode ter tido seu senso de juízo fortemente afetado devido ao pecado dele com Bate-Seba, que foi um adultério seguido de um homicídio (do marido dela, Urias, que era um oficial muito fiel á Davi).

(4) Tempos mais tarde seu filho Amnon abusa da própria meia-irmã, Tamar, sendo que a Bíblia registra que ela ainda tentou dialogar para ser dada em casamento à ele. Depois ele ainda a expulsou de sua presença. 

(5) Depois disso, Absalão vingou a irmã e o matou.

(6) Detalhe que a Bíblia não registra nenhuma repreensão por parte de Davi. É registrado somente sua fúria pelo caso.

(7) O rei foi rápido em sentir a perda do filho, mas deixou, tempos depois, Absalão impune (o rei pode ter feito o correto ato de perdoá-lo, porém pode ter falhado em admoestá-lo).

(8) Mais tarde, Absalão arma um golpe contra o próprio pai e entra em guerra contra ele e, depois, é morto pelo exército do rei.

(9) Davi fica abismado e pranteia longamente a morte de Absalão.

(10) Depois de tudo isso, a estabilidade voltou ao reino de Israel.

(11) Graves sequelas foram trazidas sobre o reinado de Davi, possivelmente afetando de uma forma muito forte o senso de juízo do rei, devido ao seu pecado (só ressaltando) com Bate-Seba. Há de se lembrar que ela foi forçada pelo rei hebreu a tal ato, e, ainda, perdeu o bebê e o marido.

(12) Davi não cumpriu o que a lei de Moisés dizia em relação aos erros de seus filhos. Possivelmente ele abrandou na esperança de que o pecado fosse sumir, mas isso não ocorreu: se alastrou.

(13) Após sua morte, Salomão dá ordens para a execução de Adonias, seu meio-irmão. 

(14) Depois houve a separação das tribos do norte das do sul.

(15) O pecado de um líder é muito grave, pois vai devorando todo o reino.

(16) Temos de lembrar, também, o quanto que Davi buscou ao Senhor para o perdão de seus pecados, como, por exemplo, registrado no grandioso Salmo 51.

(17) Quando o rei era confrontado por alguém (Natã, por exemplo), ele era rápido em se arrepender e buscar ao Senhor. O infrator deve purificar suas obras e seu coração, para que seus caminhos sejam endireitados mediante a fé em Deus.

(18) Devemos sempre recorrer ao Senhor, pois só Ele nos perdoa e nos purifica, através de Cristo que morreu pelos nossos pecados, nos oferecendo a salvação.

+++ Índice dessas histórias na Bíblia:

-II Samuel 11: Homicídio e adultério feitos por Davi;
-II Samuel 12: Repreensão do Senhor e a humildade do rei;
-II Samuel 13:1-22: Amnon e Tamar;
-II Samuel 13:23-29: Absalão mata Amnon;
-II Samuel 14: Davi perdoa Absalão;
-II Samuel 15: Absalão conspira contra Davi;
-II Samuel 18: A morte de Absalão;
-II Samuel 18:19 até 19:4: Luto e a tristeza do rei Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário