Pés na Salvação

22 de novembro de 2015

Bíblia (Ezequiel 24 - A destruição causada pelos pecados) e lição da Escola sabatina (Os desafios do profeta) - 22/11/2015

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Domingo - 22/11/2015

Lição 9 - O jugo de Jeremias

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=22/11/2015

Uma vida solitária

Escola sabatina: (1) Um dos desafios na vida de profeta era de que ele não deveria casar. 

(2) O profeta Ezequiel perdeu a “delícia” (termo usado no Eclesiastes para se referir a mulher amada), em uma representação viva do sofrimento do povo hebreu por causa dos pecados. 

(3) O fato de Jeremias ser solteiro exemplificava as desgraças que viriam contra Judá, devido aos pecados (talvez porque a nação israelita seria representada como se fosse a esposa do Senhor.)

(4) Outro desafio era não entrar em casa de luto para chorar pela desgraça tamanha que haveria de vir sobre o povo. 

(5) Ainda outro desafio era não entrar em nenhum banquete onde houvesse alegria, pois, com a vinda do inimigo destruidor, Deus faria cessar toda a alegria, inclusive a da festa nupcial. 

(6) Quando eles perguntassem ao profeta o motivo de tanta destruição, ele deveria dizer que é por causa da rebeldia contra Deus, acumulando pecados, e tendo feito pior do que os seus antepassados. 

(7) Esses episódios descritos na Bíblia devem nos ajudar a avaliar como está a nossa situação com Deus: obediência ou rebeldia? 

(8) A Bíblia já deixa registrada diversas situações para que possamos aprender com as mesmas!


Ezequiel 24: (1) O Senhor diz a Ezequiel que nesse dia o rei babilônio sitiou Jerusalém. 

(2) Ele devia contar ao povo a parábola da panela fervente, simbolizando as impurezas de Israel. 

(3) A lascívia é uma das impurezas. 

(4) O juízo do Senhor certamente virá contra as ações pecaminosas de Judá. 

(5) A morte da mulher de Ezequiel é anunciada, e concretizada, e o Senhor exorta o profeta a não se lamentar, em uma representação de que o povo, no momento, não deve se lamentar (possivelmente pelo fato de que o juízo já estivesesse sendo executado) pelos castigos vindos pelas iniquidades que eles mesmos cometeram.

(6) Ezequiel deve agir de acordo com as ordens do Senhor.

"" ‘Eu, o Senhor, falei. Chegou a hora de eu agir. Não me conterei; não terei piedade, nem voltarei atrás. Você será julgada de acordo com o seu comportamento e com as suas ações, palavra do Soberano Senhor’ ".” (v. 14)

"Naquela hora sua boca será aberta; você falará com ele e não ficará calado. E assim você será um sinal para eles, e eles saberão que eu sou o Senhor".” (v. 27)

"Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça," (2 Timóteo 3:16)

Nenhum comentário:

Postar um comentário