Pés na Salvação

2 de novembro de 2015

Doutrina e Convênios - 88 ao 138 (Resumo)

Continuação do resumo que fiz de cada uma das seções do livro Doutrina e Convênios da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.



Doutrina e Convênios


Seção 88
1-5: O envio do Espírito Santo aos santos, que perseveram na oração.
6-13: Cristo que é a luz do sol, lua e da terra e de todas as coisas criadas por Deus.
14-16: E a ressurreição dos mortos é a redenção da alma.” (v.16).
17-31: As glórias celeste, terrestre e telestial para os que forem dignos de cada uma desses 3 tipos de glória.
32-35: A lei que purifica os seguidores e os que rejeitam-na e seguem na imundícia do pecado.
36-41: Todos os reinos seguem alguma lei e Deus é o motivo da existência dos reinos.
42-45: As leis de Deus que regem o tempo, planetas e a luz dos objetos celestiais.
46-50: Essas luzes refletem o próprio Deus Criador em Sua Majestade.
51-61: A parábola de cada reino para cada hora, até o décimo segundo. E assim todos eles receberam a luz do semblante de seu senhor, cada homem em sua hora e em seu tempo e em sua estação (v. 58).
62-73: Que possamos nos concentrar em Deus para que Ele zele por nós. Portanto, santificai-vos, para que vossa mente concentre-se em Deus; e dias virão em que o vereis, porque ele vos desvendará sua face; e será em seu próprio tempo e a seu próprio modo e de acordo com sua própria vontade.” (v. 68).
74-80: Que os santos permaneçam em jejum e oração e o Senhor lhes revelará coisas ocultas para a edificação deles. E dou a vós, que sois os primeiros trabalhadores deste último reino, um mandamento de que vos reunais e vos organizeis e vos prepareis e vos santifiqueis; sim, purificai o coração e lavai as mãos e os pés perante mim, para que eu vos torne limpos;” (v. 74).
81-85: O dever de advertir o povo pelos pecados e exortá-los a buscar ao Senhor para escapar da ira de Deus.
86-94: Grandes convulsões nos elementos criados por Deus para a preparação do dia do juízo do Senhor. A grande Igreja mãe das abominações será queimada.
95-102: As 4 trombetas que os anjos soarão para chamar os santos do Senhor para a redenção e, também, para chamar os ímpios para a condenação.
103-116: As outras 3 trombetas, para proclamar a salvação aos habitantes da Terra. A vitória do Cordeiro de Deus sobre o diabo e a redenção dos santos. A batalha entre Miguel e o diabo e seus anjos. [Miguel é Adão, para os da Igreja SUD e é Jesus Cristo, para os adventistas.]
117-126: Exortação a buscar sabedoria, a organizar uma casa de oração, cessar os maus sentimentos da carne, a amar, a compartilhar, de dormir cedo e levantar cedo para a mente e o corpo serem fortalecidos. Exortação a orar sempre, pois o Senhor virá.
127-146: A ordem da escola dos profetas, as recomendações para o presidente (professor) em como tratar com bondade aos irmãos e a servir de exemplo para os outros. Que ele também seja fervoroso na oração a Deus. Essas ordens são para a postura na casa de Deus, na escola dos profetas. A ordenança do lava-pés, da oração, do pão e vinho (sacramento), de acordo com João 13.

Seção 89
1-9: Evitar bebida forte (usar para lavar o corpo) e o tabaco não é para o humano, mas para machucaduras e todo gado doente. Advertência contra bebidas quentes [vi na internet que se refere ao café e ao chá preto].
10-17: Recomendações sobre ervas, carnes e grãos, para uso humano e animal.
18-21: A obediência aos mandamentos leva à saúde.

Seção 90
1-5: O Senhor concede o perdão e as chaves do reino à J. Smith, depois, por meio dele, à Igreja. O pessoal deve se acautelar quando receberem os oráculos do Senhor para não tropeçar.
6-7: S. Rigdon e F. Williams também têm os pecados perdoados e devem ajudar na administração da Igreja.
8-11: O evangelho que deverá ser pregado a todos os povos. O Espírito Santo auxiliará na pregação, inclusive na tradução para cada idioma.
12-18: J. Smith e seus conselheiros devem pôr em ordem a Igreja e se precaverem dos maus sentimentos que destroem a alma.
19-37: Recomendação a vários servos do Senhor, inclusive a J. Smith Sênior. O pessoal deve ser diligente na fé e orar sempre. Recomendações aos santos de Sião, que o Senhor terá zelo pela purificação dela.

Seção 91
1-3: Nos apócrifos há muitas verdades escritas, porém há acréscimos feitos pelas mãos dos homens. Segundo o.Guia de Estudos das Escrituras, os apócrifos "são de proveito aos que forem iluminados pelo Espírito".
4-6: O Espírito deve auxiliar no estudo deles.

Seção 92
A ordem do Senhor para que se receba Frederick G. Williams na ordem unida.

Seção 93
1-5: Os que forem fiéis habitarão com o Senhor e verão a Sua face.
6-18: O testemunho de João sobre Jesus Cristo. O Senhor recebeu graça por graça até a plenitude. Jesus era o Verbo na criação do mundo.
19-20: Os santos que receberão graça por graça se forem fiéis aos mandamentos.
21-22: E todos os que são gerados por meu intermédio são participantes da mesma glória e são a igreja do Primogênito.” (v. 22).
23-32: Cristo recebeu a plenitude da verdade e os humanos também podem alcançá-la através da obediência aos mandamentos. Os homens também estavam no princípio com Deus.
33-35: Os elementos e o homem são eternos e são o tabernáculo de Deus.
36-37:"A glória de Deus é inteligência ou, em outras palavras, luz e verdade.
A luz e a verdade rejeitam o ser maligno." (v. 36 e 37).
38-40: As crianças são inocentes perante Deus, devido a expiação de Cristo.  O diabo retira a luz dos humanos por causa da desobediência humana. O Senhor ordena que criemos nossos filhos em luz e verdade.
41-53: O Senhor adverte alguns dos santos a colocarem ordem em suas famílias e a orar, com dedicação,  e adquirir sabedoria divina e dos homens. O Senhor incentiva a traduzir Suas escrituras.

Seção 94
1-9: O Senhor ordena que seja construída uma casa para a presidência da Igreja, segundo o modelo que Ele revelou.
10-12: A ordem do Senhor para construir uma tipografia para publicar a tradução das escrituras divinas.
13-17: Determinação de algumas heranças e do comitê para a construção das casas do Senhor.

Seção 95
1-6: O Senhor repreende, com amor, os santos por eles não terem construído a casa dEle.
7-10: Deus deseja investir os santos com poder do alto, na casa que eles devem edificar. Alguns pecaram gravemente e surgiu contenda entre os profetas.
11-17: O piso inferior da casa deve servir para a adoração ao Senhor e o superior deve ser dedicado a escola dos apóstolos.

Seção 96
1-5: A estaca de Sião, em Kirtland, Ohio, deve se fortalecer. E a fazenda French deve ser repartida como herança entre os santos. O Senhor deseja que o povo se foque na pregação do evangelho aos humanos.
6-9: O servo John Johnson deve ser ordenado para a ordem do evangelismo.

Seção 97
1-2: O Senhor fortalece seus amigos de Sião, em Jackson, Missouri, que estavam sendo ferrenhamente perseguidos na época.
3-5: Elogio a Parley P. Pratt, e ele continuará a presidir a escola de Sião.
6-9: Os que buscarem ao Senhor com um coração contrito e observarem o convênio por meio do sacrifício serão como uma árvore muito frutífera.
10-17: Deve se construir uma casa de adoração ao Senhor em Sião para a adoração e edificação dos conhecimentos dos santos. O Senhor habitará nela se a casa permanecer pura.
18-21: Sião é os puros de coração. A cidade será honrada pelos habitantes da Terra se eles seguirem os mandamentos do Senhor.
22-28: A ira do Senhor que virá sobre a Terra, por causa das iniquidades, e Sião poderá escapar, se for fiel.

Seção 98
1-3: O Senhor conforta os santos do Missouri, que estavam passando por uma grande perseguição.
4-8: A lei constitucional do país, que deve apoiar a liberdade, deve ser apoiada pelos santos.
9-10: Deve-se, portanto, procurar diligentemente homens honestos e homens sábios; e homens bons e homens sábios devereis apoiar; pois o que for menos do que isto provém do mal.” (v. 10).
11-15: O dever de se apegar a todo o bem que sai da boca do Senhor e resistir na provação, mesmo que até a morte, para herdar a vida eterna.
16-18: O chamado a paz e a renunciar à guerra. O judeus devem voltar os corações aos profetas.
19-22: Os santos de Kirtland devem se arrepender dos pecados que vêm cometendo para que a ira do Senhor se desvie deles.
23-32: A lei dada aos santos com relação aos inimigo que os atacam. Se eles buscarem a retidão em meio a esses conflitos, serão ricamente abençoados.
33-38: O povo deve oferecer a paz aos que querem a guerra e, se o inimigo não aceitar a paz, eles devem orar ao Senhor, que os guiará na guerra.
39-48: O Senhor aceitará os rebeldes que se arrependerem e o santos devem perdoá-los. Se não se arrependerem de fazer guerra aos santos, serão julgados por Deus.

Seção 99
Eis que assim diz o Senhor a meu servo John Murdock: Tu és chamado para ir às regiões do leste, de casa em casa, de povoado em povoado e de cidade em cidade, a fim de proclamar o evangelho eterno a seus habitantes, em meio a perseguições e iniquidades.” (V. 1).
Ele deve providenciar o cuidado dos filhos para o bispo de Sião. E no futuro poderá subir a boa terra de Sião.

Seção 100
1-4: O Senhor provê os cuidados para as famílias de S. Rigdon e J. Smith e eles devem realizar o evangelismo em Perrysburg, NY, para a salvação de almas.
5-8: O Espírito Santo os ajudará no que dizer. Mas um mandamento vos dou, de que tudo o que declarardes declarareis em meu nome, com solenidade de coração, com espírito de mansidão em todas as coisas.” (V. 7).
9-12: Rigdon e Smith devem se alegrar, pois o Senhor estará sempre com eles. Rigdon será o porta-voz do revelador J. Smith.
13-17: E agora vos falo com respeito a Sião. Sião será redimida, embora castigada por algum tempo.” (v. 13). Todas as coisas contribuem para o bem daqueles que andam retamente. O Senhor levantará um povo puro para O servir em retidão. Todos os que servem ao Senhor serão salvos.

Seção 101
1-8: Os santos foram perseguidos severamente no estado do Missouri. O Senhor diz que isso é consequência dos pecados deles.
9-15: A indignação do Senhor virá sobre todas as nações e o remanescente fiel será salvo.
16-21: Sião e suas estacas serão edificadas. A proteção do Senhor aos que têm coração puro.
22-31: A glória futura que virá sobre a Terra. A purificação de todas as coisas e a extinção da morte e do mal.
32-42: Tempos futuros em que os segredos da criação serão revelados. Não devemos temer nem a morte e sim buscar a face do Senhor para a redenção da nossa alma. Os santos devem ser o sal da terra. O chamado a humildade.
43-62: A parábola do Nobre e da Oliveira, retratando o zelo do Senhor pelo ser humano, para que ele vigie e obedeça ao chamado do Senhor e esteja pronto na Sua vinda.
63-75: O Senhor separará o trigo, para a vida eterna, do joio, que é destinado ao fogo inextinguível. Os santos devem empreender esforços para comprar terras para a edificação de Sião.
76-80: O Senhor ajudou a estabelecer a Constituição dos E.U.A. e assegurou direitos de proteção aos humanos. Portanto, não é certo que homem algum seja escravo de outro.” (V. 79).
81-101: Os santos de Sião devem insistir aos pés das autoridades por justiça, de forma semelhante a parábola da Mulher e do Juiz Injusto (Lucas 18:1-8). Os homens devem orar sempre e não desfalecer. O Senhor atenderá ao clamor deles. Eles devem também ter em posse o que o Senhor designou para responsabilidade dos da Igreja.

Seção 102
1-8: É formado, em Kirtland, Ohio, um sumo conselho para presidir assuntos importantes da Igreja.
9-34: São estabelecidos os procedimentos para julgamentos de casos. O presidente poderá consultar o Senhor em caso de problemas com doutrinas não-escritas.

Seção 103
1-4: Os santos foram perseguidos no condado de Jackson devido a iniquidade deles em não ter seguido os mandamentos do Senhor. Os perseguidores receberão a ira do Senhor.
5-10: Os santos devem seguir os mandamentos do Senhor para servir como luz para os homens e receberem a Terra por herança.
11-20: Pois, após muita tribulação, como vos disse num mandamento anterior, vem a bênção.” (v. 12)..  O Senhor irá adiante do povo para eles edificarem Sião.
21-28: J. Smith guiará o povo para edificar Sião. O Senhor se vingará dos seus inimigos. Os homens devem ter tranqüilidade mesmo se perderem a vida por amor ao Senhor.
29-40: Dever de organizar grupos para os santos subirem a Sião. Toda vitória e toda glória ser-vos-ão manifestadas por meio de vossa diligência, fidelidade e orações de fé.” (V.36).

Seção 104
1-10: Os que não honrarem a ordem unida (compartilhamento de bens entre os santos, no início da Igreja) terão o castigo por desonrarem esse mandamento do Senhor.
11-16: O Senhor supre as necessidades dos Santos, na mordomia concedida à eles.
17-18: Os que têm recursos devem compartilhar com os pobres.
19-46: O Senhor designa a mordomia e a bênção para vários santos.
47-53: As ordens unidas de Sião e de Kirtland.
54-66: Os santos são considerados como mordomos, pois as propriedades são do Senhor. A designação da tesouraria e o dever de publicar as revelações concedidas pelo Senhor.
67-77: Outra tesouraria é designada e os santos devem depositar o dinheiro ganho nela, para que seja usada para ajudar na mordomia dos mesmos.
78-86: Os que estiverem na ordem unida devem zerar suas dívidas e ter humildade e fé no Senhor para que Ele os livre da escravidão financeira.

Seção 105
1-5: As perseguições aos do Missouri ocorreram por causa da iniquidade deles, em não seguir os preceitos do Senhor. Sião será edificada mediante a lei celestial.
6-13: A redenção de Sião que virá e a bênção aos élderes fiéis ao Senhor.
14-19: O Senhor envia a recompensa aos seus inimigos. Ele ajudará a Sião. Alguns do povo são exaltados devido a fé.
20-26: Os santos devem esperar o momento certo para revelar as coisas ditas pelo Senhor. O Senhor abençoará a fé deles.
27-30: Os santos devem comprar as terras do Condado de Jackson e das regiões vizinhas, para depois repartir entre eles.
31-37: Os exércitos do Senhor devem se santificar e fortificar diante dEle. Os élderes devem receber a investidura do poder de Deus.
38-41: Os santos devem levar um estandarte de paz ao mundo, inclusive àqueles que os afligiram.

Seção 106
1-3: Warren A. Cowdery é chamado pelo Senhor para ministrar na Igreja e ser um evangelista para a sua cidade e arredores.
4-5: Os fiéis não serão surpreendidos no dia do Senhor, diferentemente dos ímpios.
6-8: W. Cowdery deve se apegar aos caminhos do Senhor e houve grande alegria no Céu por sua oração.

Seção 107
1-6: Há o sacerdócio de Melquisedeque e o Aarônico (ou Levítico).
7-12: O Sacerdócio de Melquisedeque tem o direito de presidir e tem poder e autoridade sobre todos os ofícios da igreja em todas as épocas do mundo, para administrar em assuntos espirituais.” (v. 8).
13-17: O bispado é a liderança do Sacerdócio Aarônico, quando for um descendente literal de Aarão. Um do Sacerdócio de Melquisedeque pode presidir no lugar do bispo quando não for encontrado um descendente de Aarão.
18-20: Os detalhes das bênçãos de ambos os Sacerdócios.
21-38: Detalhes dos conselhos da Primeira Presidência, dos Doze e dos Setenta. As decisões destes quóruns, ou de qualquer deles, devem ser tomadas com toda retidão, com santidade e humildade de coração, mansidão e longanimidade; e com fé e virtude e conhecimento, temperança, paciência, piedade, bondade fraternal e caridade;” (V. 30).
39-52: A bênção patriarcal de Adão até Noé.
53-57: A bênção de Adão em Adão-ondi-Amã. Ele foi chamado de Miguel e teve registros no livro de Enoque.
58-67: Os doze devem organizar os ministros da Igreja.
68-76: Os bispos, juizados, requisitos e direitos para se ter o poder.
77-84: Os poderes de julgamento da Primeira Presidência e dos Doze.
85-100: Os deveres dos ministros da Igreja em aprender e realizar os seus deveres. O evangelismo aos gentios e judeus.

Seção 108
1-3: Lyman Sherman é perdoado de seus pecados e é exortado a ser fiel ao Senhor.
4-8: Ele é chamado a participar da direção da Igreja, a pregar o evangelho e a exortar os irmãos.

Seção 109
1-5: A dedicação ao Senhor do templo em Kirtland. Os santos superaram dificuldades, inclusive a pobreza, para poder edificar.
6-21: As bênçãos rogadas ao Senhor sobre a casa edificada. Que os santos sintam a bênção do Senhor ao entrar e sair da casa. Que eles busquem o perdão do Senhor para os seus pecados.
22-33: Que o Senhor abençoe os santos. Que Ele os livre dos inimigos do evangelho. Que o Senhor faça justiça.
34-42: Que o Senhor abençoe os santos nos trabalhos de evangelismo e que o povo se arrependa de seus pecados e seja considerado justo quando os juízos de Deus vierem.
43-53: Que os santos consigam fazer o trabalho missionário e fazer com que os homens escapem da ira de Deus. Que o Senhor se atente para os santos perseguidos em Jackson, Missouri. Que os juízos venham sobre os ímpios que rejeitam a salvação em Cristo, conforme já profetizado pelos profetas.
54-58: Que o Senhor abençoe a Constituição norte-americana. Que os servos missionários sejam abençoados. Que o Senhor tenha misericórdia de todos os povos da Terra.
59-67: Que os descendentes de Jacó sejam redimidos, assim como os gentios, e conheçam a Jesus como o Messias.
68-80: Que os parentes de J. Smith, que os membros da Igreja frutifiquem na Terra e tenham a glória da Salvação. [Belas palavras nesses versículos.]

Seção 110
1-10: J. Smith e O. Cowdery oram a Deus e recebem uma visão vendo o Senhor Jeová, Que os perdoa, aceita a casa edificada em Kirtland e promete bênçãos aos santos.
11-12: A aparição de Moisés e Elias para eles coligarem as 10 tribos de Israel e que as gerações seriam abençoadas através da fé dos santos, com a dispensação do evangelho de Abraão.
13-16: Na 3ª visão, Elias concede as chaves da dispensação aos santos, cumprindo a profecia de Malaquias do coração dos filhos se tornarem de volta ao dos pais.

Seção 111
1-5: Alguns dos líderes da Igreja viajam a Salém, Massachusetts, para tentar ver algo sobre a promessa de dinheiro, pois eles estavam endividados. O Senhor diz que eles devem pregar aos habitantes da cidade e que em breve os santos receberiam riquezas para o sustento, conforme providenciado por Deus.
6-11: O Senhor providenciará sobre as necessidades em Sião e na região atual em que eles estão.

Seção 112
1-10: A revelação do Senhor a Thomas Marsh, que buscou humildemente a Jeová e foi exaltado. Ele será missionário do evangelho a muitas pessoas, devendo se preparar para o grande evangelismo e para exortar as pessoas.
11-15: Ele deve exortar e amar os seus irmãos. Eles devem apascentar as ovelhas do rebanho. Devem também ter em estima a J. Smith, o mensageiro do Senhor.
16-20: Ele deve confiar na missão evangelística que lhe for confiada, para conseguir com que os homens recebam a Palavra da Salvação.
21-29: Recomendação sobre os Doze. As trevas que cobrem a Terra e o castigo que virá sobre os ímpios. Ele deve fazer o trabalho de levar o evangelho para que todas as criaturas possam receber a salvação.
30-34: As chaves da dispensação foram concedidas aos da Primeira Presidência e aos Doze. Eles devem se manter puros e serem fiéis, porque o Senhor logo virá e retribuirá a cada um conforme suas obras.

Seção 113
1-6: Respostas sobre o capítulo 11 de Isaías. Cristo é o tronco de Jessé.
7-10: Respostas sobre Sião, no capítulo 52 de Isaías.

Seção 114
Chamado à David Patten para servir em missão ao Senhor e advertência para os iníquos que perderão seus cargos na Igreja.

Seção 115
1-4: Revelação do Senhor para os membros da Igreja sobre o nome dela: Ela deve se chamar Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.
5-6: Os santos devem ser um estandarte de luz para as nações. Sião e suas estacas são lugares de refúgio contra a ira que há de vir.
7-16: Os santos devem erguer uma casa de adoração ao Senhor em Far West, Missouri, de acordo com o modelo revelado por Deus.
17-19: Outros lugares de adoração devem ser erguidos nas cidades ao redor. J. Smith tem as chaves do Sacerdócio.

Seção 116
Spring Hill, Missouri, é chamada pelo Senhor de Adão-ondi-Amã, onde Adão (ancião de dias no livro de Daniel) virá visitar seu povo.

Seção 117
1-9: O Senhor repreende alguns por cobiças materiais e exorta William Marks e Newel Whitney a irem para Sião.
10-16: Os dois mais Oliver Granger são recomendados a se arrependerem dos pecados e o Senhor promete bênçãos através de seus sacrifícios.

Seção 118
Novos membros são convocados para o lugar de alguns dos Doze que caíram. Ele devem se preparar para o evangelismo no tempo determinado pelo Senhor.

Seção 119
Os santos devem pagar à Igreja os excedentes de sua renda e também devem dar o dízimo de sua renda anual à Igreja. Essa lei foi dada porque eles estavam falhando na lei da mordomia dos bens com a Igreja e os dízimos santificariam Sião.

Seção 120
Recomendação quanto ao dízimo.

Seção 121
1-6: Oração de J. Smith suplicando por ele e pelos santos que estavam sofrendo presos em Liberty, Missouri.
7-10: O Senhor conforta ele e diz que ele ainda não está igual a Jó, que tinha amigos que o acusavam.
11-17: O Senhor amaldiçoa os que os julgam erroneamente. Amaldiçoados são todos os que levantarem o calcanhar contra meus ungidos, diz o Senhor; e proclamarem terem eles pecado quando não pecaram perante mim, diz o Senhor, mas fizeram o que era agradável a meus olhos e que eu lhes ordenara.” (V. 16).
18-25: A severa repreensão aos que julgam injustamente o povo do Senhor. Castigos virão.
26-32: Todos os segredos da criação serão revelados aos que forem fiéis ao evangelho de Jesus Cristo. Todos os tronos e domínios, principados e poderes serão revelados e concedidos a todos os que tiverem perseverado valentemente por causa do evangelho de Jesus Cristo.” (V. 29).
33-40: O Senhor deseja derramar sabedoria sobre os homens, mas eles se afastam do Senhor devido a seguirem ao instinto natural pecaminoso.
41-46: Que o sacerdócio seja exercido em humildade, mansidão e com o Espírito Santo. Que tuas entranhas também sejam cheias de caridade para com todos os homens e para com a família da fé; e que a virtude adorne teus pensamentos incessantemente; então tua confiança se fortalecerá na presença de Deus; e a doutrina do sacerdócio destilar-se-á sobre tua alma como o orvalho do céu.” (v. 45).

Seção 122
1-4: Ainda na prisão: honra de J. Smith.”Os confins da Terra indagarão a respeito de teu nome e tolos zombarão de ti e o inferno se enfurecerá contra ti;
Enquanto os puros de coração e os prudentes e os nobres e os virtuosos procurarão conselho e autoridade e bênçãos sob tuas mãos constantemente." (v. 1 e 2). Deus está com ele e a retidão dele é elogiada pelo Senhor.
5-7: Todas as grandes tribulações de J. Smith serão para o bem dele. O Senhor está com ele.
8-9: O Messias suportou as tribulações. J. Smith deve perseverar na fé.

Seção 123
1-6: Os santos devem compilar o máximo possível de informações sobre o que sucede na prisão deles para que as nações e o governo tenham conhecimento da injusta perseguição imposta à eles.
7-10: A herança dos pecados é o que causa grande aflição aos santos.
11-17: Os santos devem zelar por levar a salvação aos que estão sem o conhecimento do evangelho. Portanto, amados irmãos, façamos alegremente todas as coisas que estiverem a nosso alcance; e depois aguardemos, com extrema segurança, para ver a salvação de Deus e a revelação de seu braço.” (v. 17).

Seção 124 (Seção escrita em meio a perseguição contra os santos, para eles deixarem o estado do Missouri, conforme edito do governador Lilburn Boggs. Eles edificaram Nauvoo, Illinois, após a fuga do Missouri.)
1-14: J. Smith deve fazer uma proclamação do Evangelho do Senhor. Esta proclamação será feita a todos os reis do mundo, aos quatro cantos da Terra, ao ilustre presidente eleito e aos nobres governadores da nação em que vives e a todas as nações espalhadas pela face da Terra.” (v. 3). O dia da visitação do Senhor está próximo. Robert Thompson deve ajudar o profeta na divulgação do evangelho.
15-21: O Senhor abençoa alguns dos santos devido a integridade deles.
22-28: E será uma casa de hospedagem, uma casa onde os viajantes possam vir de longe para se hospedar; portanto, que seja uma boa casa, digna de toda aceitação, para que o viajante cansado encontre saúde e segurança enquanto reflete sobre a palavra do Senhor e sobre a pedra angular que designei para Sião.” (v. 23). “E com ferro, com cobre e com latão; e com zinco e com todas as vossas coisas preciosas da Terra; e construí uma casa ao meu nome, para que nela habite o Altíssimo.” (v. 27).
29-36: É mencionado o Batismo pelos Mortos, nos templos, dito pelo Senhor.
37-44: O Senhor ressalta a importância de ter uma casa santificada para que possa habitar entre os santos, nas cerimônias solenes.
45-55: Após construir a casa de louvor a Deus, os santos devem se manter fiéis e seguirem os mandamentos do Senhor, para continuar na bênção e não cair em maldição. O Senhor entende quando os santos são impedidos de se edificarem quando os inimigos estão os atacando. Jeová retribuirá em juízo aos que O odeiam.
56-83: Que a hospedaria em Nauvoo seja edificada. O Senhor abençoa a posteridade de J. Smith, de forma semelhante com que fez a Abraão. Os santos devem se organizar para construir essa casa. Os santos devem vender ações a fim de edificar a casa. Recomendações do Senhor sobre a venda dessas ações. O Senhor cita alguns santos para comprarem ações da casa.
84-96: Advertência contra a iniquidade de Almon Babbit. Que os santos do lugar vivam e morram com a fé no Senhor. William Law é chamado a ser um evangelista as cidades ao redor. Que ajude aos pobres e publique a tradução das Santas Palavras do Senhor aos habitantes da Terra. Hyrum é designado ao ofício de Sacerdote e Patriarca.

[As recomendações do Senhor na organização da compra e venda de ações para a edificação da casa de adoração.]

97-122: As grandiosas bênçãos do Senhor a William Law, detalhadas nos versículos 98, 99 e 100. Ele deve ser um mensageiro do evangelho. As recomendações do Senhor a outros membros da Igreja. A compra de ações para financiar a casa de Nauvoo.
123-145: O Senhor nomeia homens para presidirem a Igreja e suas organizações.

Seção 125
Recomendação aos santos de Iowa para edificar uma cidade com o nome de Zaraenla.

Seção 126
O Senhor elogia o trabalho de Brigham Young.

Seção 127
1-4: J. Smith descreve a perseguição que estava passando e se regozija na fé em Deus, que conhece todas as coisas. Joseph exorta os santos a continuarem diligentes no trabalho e que também há recompensa para os perseguidos por amor a Cristo.
5-12: J. Smith comenta sobre ter o registro dos Batismos pelos Mortos, realizados pelos santos. Joseph ainda estava sob perseguição.

Seção 128
1-5: Os registradores locais e gerais devem registrar minuciosamente os processos de Batismos pelos Mortos.
6-9: A importância dos registros feitos no céu e na terra das obras dos humanos.
10-14: O batismo se assemelha a um morto sair da sepultura e ressurgir em Cristo.
15-17: J. Smith cita, nesta seção, versículos da Bíblia para apoiar a ideia do Batismo pelos Mortos.
18-21: A importância do Batismo pelos Mortos. As chaves e revelações que são reveladas, pelo Senhor, aos santos.
22-25: J. Smith proclama alegres novas sobre os vivos e os mortos. [Palavras de alegria.]

Seção 129
1-3: No Céu há corpos espirituais e ressurretos. É citado Lucas 24:39.
4-9: Três chaves para identificar se um ser sobrenatural está verdadeiramente ministrando o que vem de Deus.

Seção 130
1-3: O Pai e o Filho podem aparecer de forma pessoal ao humano. "... e a ideia de que o Pai e o Filho habitam no coração do homem é uma velha concepção sectária e é falsa." (v. 3).
4-7: Mas habitam na presença de Deus, em um globo semelhante a um mar de vidro e fogo, onde todas as coisas passadas, presentes e futuras manifestam-se para sua glória; e estão continuamente diante do Senhor.” (v. 7).
8-9: A Terra será um Urim e Tumim (do hebraico "luzes e perfeições") e será de Cristo.
10-11: A pedra branca, que se tornará um Urim e Tumim, que será dada a todos que entrarem no Reino celestial
12-17: A profecia sobre a Carolina do Sul, em relação aos escravos, que precederá Cristo. A hora da segunda vinda não é revelada.
18-19: A inteligência adquirida nesta vida se tornará em vantagem na vida futura.
20-21: As bênçãos que vem da obediência a Lei de Deus.
22-23: O Pai e o Filho têm um corpo de carne e osso. O Espírito Santo pode descer sobre os humanos.

Seção 131
Casamento celestial, selamento e todo espírito de matéria.

Seção 132
1-6: O casamento plural é abordado, pela primeira vez, pelo Senhor.
7-14: O Senhor que dá forças aos convênios.
15-20: Os que se casam utilizando os convênios do Senhor poderão se tornar deuses. Os que não utilizam os convênios, no casamento, serão anjos (solteiros) do Senhor.
21-25: Apertado é o Caminho que conduz a salvação. Devemos guardar a lei de Deus para alcançá-la.
26-27: É dito que a blasfêmia contra o Espírito Santo é cometer assassinato, derramando sangue inocente, consentindo na morte de Cristo.
28-39: Os profetas que seguiram os mandamentos do Senhor e que serão exaltados.
40-47: Aviso em relação a situações de adultério. O poder de J. Smith ligar e selar tanto na Terra quanto no Céu.
48-50: O Senhor exalta a fé de J. Smith e promete estar com ele até o fim.
51-57: As recomendações do Senhor à Emma Smith, esposa do profeta. Recomendações em relação ao casamento plural dele (?) [Em dúvida se é em relação ao casamento plural de Joseph] A exaltação de Joseph, devido a sua obediência.
58-66: As ordenanças do Senhor quanto ao casamento plural.Mas se uma ou qualquer das dez virgens, depois de desposada, estiver com outro homem, terá cometido adultério e será destruída; porque elas lhe são dadas para multiplicar e encher a Terra, de acordo com meu mandamento, e para cumprir a promessa feita por meu Pai antes da fundação do mundo e para sua exaltação nos mundos eternos, a fim de gerar as almas dos homens; pois nisso se perpetua a obra de meu Pai, para que ele seja glorificado.” (v. 63). Mais informações em: http://marcelotodaro.info/as-multiplas-esposas-de-joseph-smith-e-por-que-nao-to-nem-ai-pra-isso/ e em http://marcelotodaro.info/esclarecendo-os-casamentos-plurais-de-joseph-smith/

Seção 133
1-6: O Senhor exorta os santos a se prepararem para a Segunda Vinda de Cristo. A condenação dos ímpios.
7-16: Os santos devem fugir da Babilônia espiritual e devem, também, se congregar e buscar o arrependimento junto ao Senhor.
17-35: Os continentes que serão reunidos em uma só terra, igual antes da divisão, e o Caminho que será preparado para a volta de Cristo. A Terra será mudada para melhor. As bênçãos sobre os filhos de Israel, em específico sobre as tribos de Judá e Efraim.
36-40: O evangelho eterno que será pregado aos habitantes da Terra. A glória e o louvor à Deus.
41-51: A salvação dos justos e a vingança do Senhor contra os injustos.
52-56: Os santos de todas as épocas que participarão da festa do Cordeiro de Deus.
57-74: Os fracos e os pequenos, quando guiados pelo Senhor, triunfarão na Terra. O trabalho evangelístico que é realizado. Os ímpios que não se arrependem serão destruídos por suas decisões erradas.

Seção 134 (Postura referente as leis civis do país)
1-4: Belíssimas palavras sobre a liberdade e a justiça que as nações devem zelar ao elaborar suas leis. Palavras de apoio a liberdade. "Cremos que a religião foi instituída por Deus..." (v. 4)
5-8: Os humanos devem mostrar respeito e elaborar leis que visem regular, de maneira justa, a sociedade. O apoio à liberdade.
9-10: As sociedade religiosas devem agir dentro da sua área, em relação aos membros, mas o poder civil deve ser separado do religioso.
11-12:  Os direitos dos cidadãos, a permissão de pregar o evangelho e o ato de não se envolver em políticas envolvendo nações que permitem a escravidão.

Seção 135
1-2: John Taylor, do Conselho dos Doze, dá o seu testemunho das mortes trágicas de Joseph e Hyrum Smith, sendo eles mortos, por uma turba, na cadeia de Carthage, Illinois, em 27 de junho de 1844 [data próxima ao Grande Desapontamento, que deu origem ao movimento Adventista]. John Taylor (tomou 4 tiros e se recuperou) e Willard Richards (escapou) foram as testemunhas do incidente.
3: Os grandes feitos de J. Smith, em trabalho para a salvação dos humanos. Também é dito que, com exceção do próprio Jesus, ele foi o homem que mais fez pela salvação da humanidade. [Será que ele é maior do que João Batista, o qual foi grandemente estimado por Jesus?]
4-7: O testemunho sobre as palavras finais de J. Smith. Seu sangue inocente que foi derramado. A grande estima da Igreja pelo seu profeta e por seu irmão, Hyrum. O Senhor há de vingar o sangue inocente.

Seção 136
1-16: As ordens do Senhor à Brigham Young, para a organização dos santos em sua marcha para o oeste dos Estados Unidos.
17-27: Recomendações de justiça aos santos, com base nas palavras do evangelho.
28-33: A recomendação para os santos se alegrarem diante do Senhor, inclusive com danças [A IASD é diferente quanto a atitude de dançar]. Que os santos orem ao Senhor, que sejam fiéis nas provações e que sejam humildes diante de Deus. Também devem adquirir sabedoria.
34-42: O Senhor atenta para as suas testemunhas, inclusive as que tiveram sangue inocente derramados na Terra. A dignidade dos que deram a vida pela fé em Jesus.

Seção 137
1-6: J. Smith vê o maravilhoso Reino de Deus e, também, seu pai, mãe e Alvin, seu irmão.
7-9: A salvação para os que não puderam receber o evangelho. O Senhor julgará justamente.
10: A salvação às crianças.

Seção 138
1-10: O presidente Joseph Fielding Smith medita na salvação feita por Jesus. Ele também verifica alguns versículos de I Pedro em relação a pregação aos que estão no mundo espiritual.
11-24: Os santos no reino de Deus que receberão a redenção, terão seus corpos restituídos e exultam em alegria, segundo a visão do presidente. Os ímpios ficaram na escuridão.
25-37: Cristo dedicou aproximadamente 3 anos de sua vida ao ministério entre os israelitas. É dito, nestes versículos, que Cristo pregou no mundo dos espíritos aos que haviam morrido, e, conforme o versículo 27, seu tempo de pregar aos mortos foi o intervalo entre sua morte e sua ressurreição.
38-52: É visto muitos dos que já morreram e tiveram suas histórias registradas na Bíblia. Eles são redimidos (corpo ressurreto) pelo sacrifício de Cristo.
53-60: O presidente também vê alguns dos conhecidos da Igreja SUD, e também relata a pregação do evangelho aos espíritos dos mortos, para que eles sejam salvos. E sela dizendo: Assim me foi revelada a visão da redenção dos mortos e presto testemunho; e sei que esse testemunho é verdadeiro, mediante a bênção de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Assim seja. Amém.” (v. 60).

Um comentário:

  1. O desejo do meu coração é estar, mais próximo da igreja de JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ÚLTIMOS DIAS

    ResponderExcluir