Pés na Salvação

6 de dezembro de 2015

Bíblia (II Crônicas 36 - Os pecados causam a destruição ) e lição da escola sabatina (Profecias por causa das iniqüidades) - 3/12/15

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Quinta-feira - 3/12/2015

Lição 10 - A destruição de Jerusalém

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=3/12/2015

Os setenta anos

Escola sabatina: (1) A profecia dos 70 anos se refere ao império babilônio, sendo que depois ele receberia o castigo por suas iniqüidades, tudo conforme foi predito pelo Senhor.

(2) A Babilônia conquistou o reino de Judá e o grande reino da Assíria.

(3) O cativeiro judeu não durou 70 anos, pois houve três levas de cativos e Jerusalém foi destruída na terceira invasão de Nabucodonosor.  

(4) Os setenta anos determinados por Deus para o Império Babilônico estendem-se de 609 a.C., quando os assírios foram derrotados em Carquemis, até o ano 539 a.C., quando Ciro, com os exércitos medo-persas, conquistou e dominou a Babilônia.


II Crônicas 36: (1) Jeoacaz, filho de Josias, começou a reinar em Jerusalém, mas o rei do Egito o destronou, impôs um tributo para os judeus e levou o hebreu para o Egito.

(2) Jeoaquim reinou em Jerusalém, fazendo o que o Senhor reprova, e foi levado preso para a Babilônia, junto com os objetos do templo do Senhor.

(3) Joaquim, o sucessor, também fez o que o Senhor reprova e foi levado para a Babilônia.

(4) Zedequias, tio de Joaquim, fez o que o Senhor reprova e não se humilhou com as palavras que Jeremias lhe transmitiu da parte de Deus.

(5) O povo hebreu se tornou cada vez mais pecador, seguindo as práticas das nações ao redor de Judá, e ignoraram as advertências do Senhor, pois Ele tinha compaixão do povo e da terra de Judá.

(6) Nabucodonosor destruiu os habitantes de lá, levou os objetos do templo de Deus, incendiaram o templo e destruíram os muros de Jerusalém, tudo isso ocorreu por causa dos pecados do povo.

(7) Remanescentes foram levados cativos para a Babilônia para serem escravos.

(8) A terra de Judá descansou e quando os 70 anos, preditos pelo Senhor, se cumpriram em relação ao reino da Babilônia, o Senhor instigou a Ciro, conforme predito por Jeremias, para que ele promulgasse um edito para reerguer o templo de Jerusalém e deixasse o povo hebreu voltar para a terra de origem.

"O Senhor, o Deus dos seus antepassados, advertiu-os várias vezes por meio de seus mensageiros, pois ele tinha compaixão de seu povo e do lugar de sua habitação.
Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do Senhor se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio.” (v. 15 e 16)

“Sim, assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, acerca dos utensílios que restaram no templo do Senhor, no palácio do rei de Judá e de Jerusalém: ‘Serão levados para a Babilônia e ali ficarão até o dia em que eu os quiser buscar’, declara o Senhor. ‘Então os trarei de volta e os restabelecerei neste lugar’” (Jeremias 27:22)

Nenhum comentário:

Postar um comentário