Pés na Salvação

6 de dezembro de 2015

Bíblia (Jeremias 40 - A destruição de Jerusalém e a bondade com Jeremias) e lição da escola sabatina (O conhecimento bíblico de Nebuzaradã) - 1/12/15

Resumo de leitura da Bíblia e da lição da escola sabatina (adventista).

Terça-feira - 1/12/2015

Lição 10 - A destruição de Jerusalém

Fonte: http://www.escolanoar.org.br/novo/blog_pt.asp?nivel=jovens_pt&data=1/12/2015

A queda de Jerusalém

Escola sabatina: (1) Jeremias predisse a destruição de Jerusalém na terceira vez em que os exércitos babilônios vieram contra a cidade.

(2) Foi realizado a grande destruição predita pelo profeta.

(3) Jeremias foi tratado com muito respeito pelo comandante Nebuzaradã.

(4) Possivelmente o comandante babilônio tinha conversado com Daniel, e os outros cativos, pois o líder sabia (Jeremias 40:2 e 3) que os pecados que haviam causado a destruição de Israel.

(5) Ele pode ter aprendido sobre o plano de Deus para a salvação.

(6) Daniel, com sua influência no reino mesopotâmico, ainda mais após ter interpretado o sonho do rei, pode ter incentivado eles a tratarem com dignidade a Jeremias e os outros cativos.

(7) Por trás disso tudo está o Senhor agindo de forma fiel para com seus servos.


Jeremias 40: (1) O comandante babilônio Nebuzaradã deu oportunidade de Jeremias escolher para onde iria, e ainda lhe ofereceu proteção.

(2) Jeremias, seguindo conselho do babilônio, foi para Mispá e habitou com Gedalias e com o povo que fora deixado em Judá.

(3) Gedalias, governante judeu estabelecido pelos babilônios, incentivou o povo a se sujeitar à Babilônia e, também, aos judeus realizarem grandes colheitas na terra de Judá, o que foi feito, inclusive pelos judeus que habitavam nos países ao redor de Judá.

(4) Joanã alertou Gedalias de que Ismael viera para matá-lo, mas o governante não acreditou nas palavras dele.

(5) Brigas políticas acabaram por exterminar outros que haviam ficado na terra, inclusive Gedalias foi morto por Ismael e os companheiros dele.

"Agora o Senhor a cumpriu e fez o que tinha prometido. Tudo isso aconteceu porque vocês pecaram contra o Senhor e não lhe obedeceram.” (v. 3)

“Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá (Romanos 13:3)

"”Não toquem nos meus ungidos; não maltratem os meus profetas". (Salmos 105:15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário