Pés na Salvação

2 de fevereiro de 2016

Esperança Viva: Uma escolha inteligente



Resumo do livro "Esperança Viva: Uma escolha inteligente" do Pr. Ivan Saraiva

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." (Jeremias 29:11)


"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo."
(Romanos 15:13)




Índice 
Para começar 
Capítulo 1 – O Poder da Esperança 
Capítulo 2 – Conexão Total 
Capítulo 3 – Casamento Perigoso 
Capítulo 4 – Razões para Crer 
Capítulo 5 – Riqueza Predestinada 
Capítulo 6 – Um Idioma Inusitado 
Capítulo 7 – Milagres Inegáveis 
Capítulo 8 – O Fim do Medo 
Capítulo 9 – O Escudo do Altíssimo 
Capítulo 10 – Ninguém Deixado para Trás 
Capítulo 11 – Eternamente Livre 
Capítulo 12 – O Deus Incomparável 
Finalizando


Para começar

(1) Pastor Ivan Saraiva comenta a importância da esperança e de como podemos achá-la em Deus, sendo que Ele é o único que nos traz a verdadeira esperança, porque toda a verdade está baseada nEle.

(2) Mesmo no cristianismo, que tem milhares de denominações, toda a verdade procede de Deus e da Bíblia.

(3) O pastor Ivan Saraiva convida a pessoa a achar a verdade e a manter a esperança viva no seu coração.



Capítulo 1 – O Poder da Esperança

(1) No filme “O dia depois de amanhã”, o personagem principal tem a esperança através no pai dele que irá salvá-lo da tempestade de neve, e parecida é a nossa esperança.

(2) Temos esperança de que nosso Pai vai nos resgatar deste mundo.

(3) A esperança é mais do que simples pensamento positivo, pois ela tem fundamento em Deus, o Qual é a nossa esperança.

(4) O apóstolo Paulo, em I Coríntios 13:13, disse: “Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”.

(5) A esperança é mantida em Deus e vem dEle, também, porque Ele tranquiliza nosso coração de que tudo vai terminar bem.

(6) Através de Jesus Cristo, a nossa esperança foi renovada, porque Deus rompeu com o medo do mal, por causa do pecado, para nos trazer uma esperança grandiosa de que o Senhor venceu o pecado por ter morrido na cruz.

(7) Deus nos oferece o melhor, pois Ele conhece todos os caminhos.

(8) Ele nos oferece a oportunidade para que possamos nos encontrar com Ele, um dia.




Capítulo 2 – Conexão Total

(1) Talvez nos tempos futuros a internet vai ter avançado tanto que ela fará parte de todos os aspectos de nossa vida.

(2) Fatores que hoje nem temos ideia, mas que no futuro talvez farão fazer parte instantaneamente de nossa vida, através da internet, poderão virar realidade.

(3) As empresas estão produzindo mais, e gastando menos, através da internet, porque ela consegue gerar uma boa economia no trabalho das pessoas.

(4) Mas a vigilância sobre a privacidade das pessoas e a perda de informações antigas da internet podem ser citadas como problemas, também.

(5) Os problemas de redes sociais e da pornografia são grandes males causados pela internet.

(6) Tem pessoas que são dependentes da internet da mesma forma que dependentes de drogas.

(7) Devemos vigiar o tempo gasto na internet para que os nossos filhos possam aprender mais sobre a Bíblia do que a ficar gastando tempo na internet.

(8) Somente Jesus pode ajudar a vencer as mazelas da internet porque Ele conhece todos os nossos sofrimentos e quer que nós vençamos.

(9) Que possamos ter fé nEle para que Ele possa nos ajudar a vencer.



Capítulo 3 – Casamento Perigoso

(1) Charles Darwin, no século 19, criou a teoria da evolução.

(2) Muitas pessoas acabaram sendo divididas entre o criacionismo bíblico e a crença de que todos vieram de um ancestral comum, descartando a ideia de que os seres-humanos foram criados a imagem e semelhança de Deus.

(3) A crença de que viemos de um ancestral comum e de que os seres-humanos foram criados por Deus, como Adão e Eva, é incompatível, e pessoas tentam harmonizar essas duas crenças.

(4) Se aceitarmos o evolucionismo, muitas das crenças da Bíblia como, por exemplo, a origem do mal, ou a de que Jesus Cristo morreu na cruz, ou o motivo do mal ter vindo ao mundo, essas crenças acabam sendo consideradas como sem validade.

(5) A Bíblia faz citações de que o mundo é um globo terrestre e de que o ar tem peso, citações bem simples em relação a física.

(6) Jesus também se refere a criação de uma forma literal e histórica.

(7) A harmonização da crença de que Deus criou o mundo com a evolução acaba sendo um dos pilares para derrubar a verdade que está na Palavra de Deus, porque o mal tem interesse nisso, sendo que a verdade não se mistura com ele.



Capítulo 4 – Razões para Crer

(1) Deus tem o poder de se revelar na natureza para que possamos reconhecer que Ele é o Criador de tudo.

(2) Ele não se oculta, como muitas pessoas pensam, mas mostra evidências de Sua existência em toda a natureza e em cada um de nós, também.

(3) A pessoa pode pensar em colocar gasolina no copo e colocar suco de laranja no carro e será que vai dar certo se ela respeitar essas duas ideias?

(4) Então se a pessoa pensar que não é importante crer em Deus, e não aceitar a fé, tais descrenças não podem se tornar um problema, também?

(5) O cristianismo é a verdade porque é baseado em Jesus Cristo, Quem criou o mundo e é a verdade.

(6) O cientista Louis Pasteur disse que o que não é vida não pode criar vida, e que a vida só provém da vida.

(7) O cientista Marcos Eberlin, certa vez, fez uma comparação de que o nada criou o nada e que o Big Bang teria vindo do nada, também.

(8) O cristianismo mudou a vida de muitas pessoas e pode ter mudado a vida de prostitutas e de ex-drogados, por exemplo.

(9) Alguém já viu alguma prostituta ou ex-drogado ter a vida mudada por ser ateu?

(10) Pode o movimento ateísta mudar positivamente o coração das pessoas?

(11) O mal não respeita respeita criança, idoso, jovem, homem, mulher, não respeita ninguém.

(12) O limitador de todo o mal que há na Terra é Deus, porque Ele prometeu acabar com todo o mal e Ele mesmo põe limites de até onde o mal pode ir, devido ao pecado.

(13) Há pessoas que não conseguem reconhecer Deus devido as dificuldades que passaram na vida, mas Ele é a esperança.

(14) Se as pessoas conseguirem crer em Deus, certamente Ele vai explicar porque aconteceu tal coisa e estará sempre ao lado da pessoa, porque Jeová é nosso Criador e o nosso Pai, e, por mais difícil que seja nossa vida, Ele espera que estejamos junto com Ele, pois Deus é nosso Pai celestial.



Capítulo 5 – Riqueza Predestinada

(1) O evangelho da prosperidade teve início nos EUA e seduz muitas pessoas.

(2) Quando Jesus falava da prosperidade, ou da abundância, Ele se referia a vida em comunidade e com as bênçãos que Ele concede para nós, não que fossem apenas bênçãos materiais.

(3) O aperfeiçoamento do caráter e a missão de salvar pessoas são alguns dos pontos principais das bênçãos do Senhor Deus.

(4) A nossa salvação é a prosperidade que Jesus prometeu para nós, para que possamos ser salvos e termos o Reino dos Céus para herdar.

(5) Se os fiéis da teoria da prosperidade não recebem as bênçãos prometidas pelos pastores infiéis, eles acham que não receberam tal bênção porque faltou fé deles, sendo que, na verdade, eles tem a fé mas a tem em algo que não é correto.

(6) Se a pessoa vai para a teoria da prosperidade e não tem a vida mudada por Jesus, que bênção ela conseguiu?

(7) Porque a bênção de Jesus é mudar a vida do pecador para ser um fiel cristão.

(8) As riquezas que Deus coloca em nossas mãos são para que possamos usá-las para ajudar os menos afortunados.

(9) Que nós possamos investir no aprendizado e pregação do evangelho porque as riquezas são de Deus, por isso que Ele pede de nós o dízimo, também.



Capítulo 6 – Um Idioma Inusitado

(1) Dostoievski disse a famosa frase: “Todo homem carrega em si um vazio do tamanho de Deus.”.

(2) Esse vazio só pode ser preenchido com o Deus da Bíblia.

(3) Os cultos que enfocam mais a emoção do que a razão, depois de algum tempo, não satisfazem a razão que habita em nós, porque não tem base bíblica.

(4) A emoção por si só não alimenta a alma sedenta pela verdade.

(5) Quando Cristo usou o vocábulo para novas línguas no Novo Testamento, ele usou a palavra kainós que se refere a um “novo” que já existe, no caso os idiomas daquela época, sendo que os discípulos foram capacitados para falar em outros idiomas que já eram falados por outros povos.

(6) O pastor Ivan Saraiva lista, na página 45, verdades e inverdades sobre o que a Bíblia diz sobre o dom de línguas.

(7) O objetivo desse dom é contribuir para a obra missionária, da mesma forma que Deus ajudou simples discípulos a levar a mensagem para povos estrangeiros.

(8) O “assim diz o Senhor” deve fortalecer a nossa fé, a cada dia.



Capítulo 7 – Milagres Inegáveis

(1) Pastor Ivan Saraiva diz alguns erros de crenças sobre os milagres e, também, devemos sempre confiar em Deus, porque Ele sabe o momento certo de realizar o milagre, e se ele deve ser realizado ou não.

(2) Jesus, quando realizava milagres, fazia as coisas voltarem ao curso natural: fazia um cego ver, um aleijado poder voltar a andar, fazia as coisas voltarem ao normal.

(3) O foco dos milagres é fazer com que as pessoas possam entrar no reino dos céus, porque a Vida Eterna é o maior objetivo de nossas vidas e, se Deus achar que deve operar o milagre para a pessoa adquirir a Vida Eterna, Ele certamente fará isso.

(4) Os milagres são bíblicos e existem por volta de 200 milagres registrados na Bíblia. Todos eles foram Deus Quem operou na vida das pessoas ou, também, como a criação do mundo, por exemplo.

(5) Atualmente existem os milagres enganosos que são feitos por homens, ou até mesmo por Satanás, que acabam podendo desviar a fé das pessoas de uma coisa boa para uma coisa negativa.



Capítulo 8 – O Fim do Medo

(1) Em relação às crenças de que Deus é tirano por causa do inferno, tal lugar não
existe porque na Bíblia não tem referência sobre ele e, sim, tem referências sobre o hades e o She’ol, duas palavras que remetem a sepultura, ao período de dormência.

(2) A ideia do inferno foi criada na idade média para amedrontar os cristãos, mas essa ideia é falsa.

(3) O pastor Ivan Saraiva mostra, citando versículos da Bíblia, que a morte é um estado de sono até a volta de Jesus Cristo.

(4) O versículo 7 na carta de Judas diz: “De modo semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades em redor se entregaram à imoralidade e a relações sexuais antinaturais. Estando sob o castigo do fogo eterno, elas servem de exemplo.”

(5) O fogo eterno de Sodoma e Gomorra já se apagou, sendo que tal fogo se refere à morte eterna.

(6) Deus destruirá, com lágrimas nos olhos, os ímpios.



Capítulo 9 – O Escudo do Altíssimo

(1) Estar sob a proteção de Deus é estar sob a proteção do Senhor do universo, porque o escudo de Jeová nos protege.

(2) A mídia tenta envolver o ocultismo, junto com referências à Satanás, a uma forma inocente.

(3) Que o cristão possa identificar isso e evitar esses caminhos tortuosos porque só a Palavra de Cristo nos liberta.

(4) Todo mal deve ser evitado por parte da gente, ainda mais o mal disfarçado de inocência.

(5) Só Jesus nos protege dessas coisas porque Ele nos ama e nos quer bem, e quem confia em Deus pode repousar tranquilo, porque Ele está no comando de nossas vidas e nos protege.



Capítulo 10 – Ninguém Deixado para Trás

(1) Nem sempre a crença da maioria é certa porque, em muitos casos, a maioria do povo pode ter tomado decisões erradas, e temos vários exemplos disso, como, por exemplo, quando a maioria mandou crucificar Jesus Cristo e soltar o ladrão Barrabás.

(2) Há diferentes crenças na vinda de Cristo, sendo que uma acredita que todos poderão vê-Lo e outra tem a ver com o arrebatamento secreto, em que algumas pessoas serão arrebatadas para o céu e outras serão deixadas na Terra, para sofrer as últimas pragas descritas na Bíblia.

(3) Essa última crença é um engano, na verdade.

(5) Cristo, quando vier, vai ser para todos O verem.

(6) É só examinarmos na Bíblia as evidências do advento de Jesus, que Ele virá em grande glória, todo olho O verá e ele levará para si os remidos, os justos, para que eles possam habitar na nova Terra e no novo Céu.



Capítulo 11 – Eternamente Livre

(1) Atualmente há muito dinheiro envolvido em entretenimentos malignos, seja no cinema, seja em jogos e literaturas, ou em música.

(2) Muito entretenimento maligno é exposto às pessoas para que elas possam consumi-lo, aí desse jeito o mal vai aumentando sua influência sobre as pessoas que consomem esses produtos e, dessa forma, Satanás ganha poder sobre as pessoas por brechas que elas deixam na parte espiritual, e acaba tomando conta da vida delas.

(3) A nossa mente é enfraquecida pelo pecado se não for tomado cuidado em comunhão com Jesus Cristo.

(4) O nosso corpo pode ficar desprotegido e servir sob os domínios do mal.

(5) Jesus Cristo vence todos os males, porque Ele é o vitorioso que morreu na cruz para que pudéssemos ter vitória no nome dEle, então pelo nome do Senhor tudo isso é sucumbido porque Jesus venceu o mal na cruz.

(6) A pessoa que tem medo do mal pode se refugiar em Cristo, porque certamente a vitória virá.

(7) Nas páginas 82 e 83 o pastor Ivan lista algumas coisas para ajudar no combate espiritual quando a pessoa está em estado de possessão.

(8) Cristo concede a vitória a nós, porque, assim como Ele foi vitorioso, Ele quer que nós sejamos vitoriosos também, através da fé em Seu nome.



Capítulo 12 – O Deus Incomparável

(1) Jesus conseguiu a vitória sobre aqueles que O mataram, porque Ele foi vitorioso ao vencer a morte e ter ressuscitado.

(2) O momento em que Cristo veio na Terra era muito conturbado, sendo que Israel estava sendo oprimida por Roma, e da mesma forma é hoje, quando existem muitas opressões, muitas injustiças ocorrendo, muitas guerras, também, sendo que é um período semelhante ao que Cristo veio na Terra.

(3) Ele deixou toda glória nos céus para viver como um ser humano.

(4) Jesus espera que nós sigamos o cristianismo, que nós sejamos verdadeiros cristãos, entregando nossa vida para Ele e vivendo os sentimentos que Ele quer que nós vivamos para que possamos ser verdadeiramente chamados de cristãos.

(5) Cristo, por ter vivido aqui na Terra, conhece todos os nossos sofrimentos e espera que nós sigamos a Ele para que possamos vencer os sofrimentos e sermos dignos de entrar no reino dos céus.

"Suportei as vossas dores, experimentei as vossas lutas, enfrentei as vossas tentações. Conheço as vossas lágrimas; também Eu chorei. Aqueles pesares demasiado profundos para serem desafogados em algum ouvido humano, Eu os conheço. Não penseis que estais perdidos e abandonados. Ainda que vossa dor não encontre eco em nenhum coração na Terra, olhai para Mim e vivei." (O Desejado de Todas as Nações, p. 483)



Finalizando

(1) Cristo deseja que nós sigamos as verdades bíblicas, não que frequentemos um culto para nos conformarmos com as palavras, como a grande maioria hoje faz, para buscarmos o conforto.

(2) Muitas vezes é pregado o conforto em lugar de seguir as verdades bíblicas.

(3) Cristo espera da gente que sigamos as verdades bíblicas, que nós estejamos do lado da Lei de Deus e da fé em Jesus e é isso que o Senhor espera de nós.

(4) Que possamos deixar o conformismo de lado e seguir as verdades bíblicas, para que possamos entrar no reino dos céus e levar outras pessoas para o mesmo caminho.

(5) O livro nos chama a deixarmos a comodidade e a seguirmos as Verdades bíblicas e a estarmos do lado da lei de Deus.

Um comentário: