Pés na Salvação

1 de fevereiro de 2016

Só para Jovens


Resumo do livro "Só para Jovens" de Ellen G. White

"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra."
(Salmos 119:9)

"Portanto, quem se faz humilde como esta criança, este é o maior no Reino dos céus."
(Mateus 18:4)

"Da mesma forma jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes".
Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido."

(1 Pedro 5:5,6)



Índice
Seção 1 — Leitura e música 
Seção 2 — Aparência pessoal 
Seção 3 — Recreação e divertimento 
Seção 4 — Relações sociais 
Seção 5 — Noivado e casamento 
Seção 6 — Vida devocional 



Capítulo 1 – Leitura e música

(1) Ellen recomenda que evitemos as ficções e as literaturas frívolas para que nós possamos nos dedicar à Bíblia, porque ela é o livro que nos conduz a salvação.

(2) Quem conseguir aprender mais sobre a Bíblia conseguirá aprender mais sobre o caminho para o Reino dos céus.

(3) A irmã White dedica bastante atenção para que evitemos as leituras não edificantes, pois elas atrapalham a mente na concentração no estudo da Palavra de Deus.

(4) Se um jovem se dedica muito à literatura secular, ele pode acabar se desinteressando em estudar o livro Supremo.

(5) Caso a pessoa se dedique muito à Bíblia, então ela parecerá cada vez mais interessante para a pessoa.

(6) A Sra. White tem muita preocupação com as leituras que os jovens fazem, e ela, também, testemunha que muitos deles, e até os mais velhos, estão seguindo por caminhos incorretos na leitura e não estão vivendo uma vida santificada.

(7) Ela se preocupa com todos, em especial com os jovens, em mostrar uma leitura que seja de proveito para nos levar até Cristo.

(8) A ficção tem grande influência sobre os jovens, pois pode estar destruindo a mente deles sendo que a mente poderia estar sendo usada para estudar mais a Bíblia.

(9) Os efeitos da ficção podem ser dolorosos para os que nela acreditam.

(10) A música, quando de louvor a Deus, é muito edificante, mas quando é tocada em ritmo secular, ela afasta as pessoas do Senhor, pois a música pode ser usada por Satanás para distorcer o louvor ao Senhor Deus.

(11) Quando o cântico de louvor à Deus é entoado, os anjos chegam perto da casa, mas quando canções frívolas são entoadas, os anjos recolhem as suas asas e choram.

(12) A Sra. White pôde ver muitas dessas cenas, então a música deve ser usada em bom tom para louvar à Deus.

(13) O objetivo é que nos aproximemos cada vez mais dos cânticos celestiais.

(14) Assim deve ser a música, e a nossa mente, também, deve ser educada para ler coisas que nos edifique para a comunhão com Deus.



Capítulo 2 – Aparência pessoal

(1) A irmã White recomenda que o nosso caráter esteja no nosso coração e no 
nosso interior e não na aparência de roupas extravagantes.

(2) Ela recomenda a humildade no uso das roupas e que o tempo empregado para conseguir elas possa ser melhor empregado em ler mais a Bíblia e no trabalho missionário.

(3) O dinheiro que poderia ser gasto com roupas caras pode ser empregado no trabalho missionário e em ajudar outras pessoas.

(4) Recomenda também investir mais no tempo em aprender mais sobre a Bíblia.

(5) A roupa da moda atual pode ser uma espécie de idolatria para muitos jovens.

(6) Ela recomenda que tanto as mulheres quanto os homens tenham modéstia no se vestir e que se vistam bem, de forma modesta e humilde, para que possam glorificar a Deus.

(7) Que todos possam dedicar mais de seu tempo e dinheiro em aprender mais sobre a Palavra de Deus e buscar mais sobre os caminhos do Senhor, inclusive com a modéstia nas vestimentas.



Capítulo 3 – Recreação e divertimento

(1) A irmã White adverte seriamente em relação às diversões do mundo, até mesmo contra jogos de cartas, xadrez, damas, pelo princípio de que isso possa ser viciante e afastar a pessoa dos caminhos de Deus, além de poder estar destruindo a vida moral do irmão.

(2) Ela adverte bastante, também, contra os divertimentos seculares, como, por exemplo, corridas de cavalos, espetáculos, danças, pois são atividades que têm muita depravação envolvida.

(3) A irmã White deseja que nós e nossa recreação sejamos puros, que seja inocente o divertir-se, que fortaleça a mente, o corpo e o espírito, para que possamos andar em comunhão com Deus.

(4) E os divertimentos que ela adverte são bem claramente advertidos para evitar afastar o cristão de Deus.

(5) Que a nossa consciência possa sempre estar tranquila com Deus.

(6) Se formos fazer algo e sentirmos que o Senhor pode participar dessa atividade, que isso possa ser realizado em nossa vida.

(7) Mas se formos fazer algo e sentirmos vergonha de mostrar para Deus, que isso seja repudiado pelo nosso pensamento, porque o Senhor deseja habitar em lugares puros e em recreações puras. 

(8) Ela adverte, também, contra as sociedades literárias, que podem ter pessoas não santificadas na direção, ou podem contar com livros não-santificados que podem prejudicar o cristão na vida espiritual.



Capítulo 4 – Relações sociais

(1) A irmã White recomenda que prestemos atenção nas amizades que formos cultivar.

(2) É recomendado que as pessoas que buscam crescer em Cristo, e que buscam seguir a Palavra do Senhor, que elas sejam nossas amizades para que juntos possamos buscar o crescimento em Cristo.

(3) As amizades frívolas devem ser evitadas, para que se evite corromper os bons princípios do cristão.

(4) Que possamos fazer oração pelos irmãos e que nosso objetivo seja o de crescer em Cristo através da oração e das boas práticas.

(5) Que possamos ter o exemplo de Cristo, pois Ele foi uma pessoa perfeita, andava com todo tipo de pessoa, de uma forma mansa e humilde.

(6) O exemplo de Cristo deve nos inspirar a sermos melhores cristãos e pessoas.

(7) Esses são alguns princípios básicos das relações sociais.



Capítulo 5 – Noivado e casamento

(1) Ellen recomenda que evitemos o jugo desigual (diferentes crenças) no nosso casamento.

(2) Ela alerta, também, para os namorados que ficam até muito tarde conversando, pois isso pode atrapalhar a saúde física e mental.

(3) O casal deve se conhecer bem antes de se casar, sabendo as qualidades e defeitos do outro, para que o casamento possa durar, porque muitos casam somente com a opinião de que o amor basta, e acabam não verificando se são compatíveis um com o outro.

(4) Que todo amor tenha Deus como o objetivo, porque só Ele pode sustentar um casamento para que a relação seja feliz.

(5) O casamento por impulso não deve ter lugar, pois ele se baseia nas emoções sem a razão.

(6) O conselho dos pais deve ser tido muito em valia, pois eles têm uma opinião madura para dar aos filhos sobre o casamento e é uma opinião que conta bastante no momento que o jovem quer se casar.

(7) Ela também adverte contra os que querem se casar muito jovens, pois podem não ter maturidade para saber lidar com as diferenças do cônjuge.



Capítulo 6 – Vida devocional

(1) O poder da oração é muito enfatizado porque, quando nós oramos, Deus fica perto da gente.

(2) O glorioso Deus, que está nos altos céus, e que até os anjos cobrem a face quando pronunciam o Seu Santo nome, Esse mesmo Deus, Ele nos atende para falar conosco quando estamos em oração.

(3) A Bíblia cita pessoas que ficavam de joelhos para orar, inclusive o Senhor Jesus, e devemos fazer o mesmo.

(4) O Senhor conhece as petições que estão no nosso coração e na nossa oração.

(5) Através da oração, Deus enviará seus anjos para nos acompanhar.

(6) Que possamos fazer oração constantemente, e que possamos elevar nossas preces ao Senhor.

(7) Os desejos do nosso coração, as inseguranças, tentações, que possamos levar tudo a Jeová.

(8) A Bíblia é muito excelente para desenvolver a pessoa intelectualmente, porque nela contém a Palavra de Deus, a história da humanidade, história das nações, dos patriarcas, dos profetas, e esse livro tem muito poder para moldar nossa mente segundo a sabedoria que o Senhor deseja que nós tenhamos.

(9) Se nós estudarmos a Bíblia com dedicação e atenção, certamente que nosso intelecto terá um grande desenvolvimento.

(10) O estudo da Bíblia é a melhor filosofia da vida porque é a Palavra de Deus escrita para nós.

(11) A Bíblia é uma sabedoria que foi construída por mais de mil anos e está na ativa até os nossos dias para que nós possamos aprender o máximo da Palavra do Senhor.

(12) A postura na Igreja também deve ser observada: jovens e crianças que têm uma postura de indiferença, e de desrespeito, com a Igreja devem ser advertidos desde cedo para que possam ter uma postura digna e aceitável diante da Igreja e do Senhor, para que os hábitos deles possam influenciar positivamente outras pessoas, e não o contrário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário